terça-feira, 19 de julho de 2016

Um feijão grandão. Feijão-espada

Já falei sobre este feijão aqui no Come-se. Temos dele plantado em Piracaia e tem se mostrado um ótimo legume quando as vagens ainda estão imaturas. Elas podem ser consumidas integralmente só tirando as bordas e uma película dura que tem em seu miolo. Fora isto, a vagem tem bastante amido e os feijões são como pequenas batatas. O sabor é, digamos, interessante. Não é uma delícia suprema como um mangarito, mas está mais para uma batata amilácea e neutra que aceita bem sabores.

Na foto, veja o tamanho dos grãos frescos em comparação com feijões fradinhos, guandu, bolinha, são benedito. Eles estão com a pele rachada porque foram congelados. Abaixo desta película rosa há uma outra mais firme com a de uma fava verdadeira. E podem ser retiradas facilmente, bastando cortar uma pontinha e espremer como se faz como tremoço.

E agora, copiando aqui o que já disse lá no outro post linkado aí em cima: Muita gente o confunde com feijão de porco (jack bean), que é do mesmo gênero (Canavalia ensiformis), nativo da América do Sul e Central e plantado geralmente como adubo verde. Porém, suas vagens são menores e os feijões, de cor de marfim, também.  Já o feijão-espada (Canavalia gladiata) ou sword bean, em inglês, é originário da Ásia e África tropical e tem sementes rosadas, maiores e mais cilíndricas. As sementes maduras ou secas de ambas são bastante nutritivas mas apresentam componentes tóxicos, como o aminoácido canavanina, e anti-nutricionais como as lectinas, e só podem ser consumidos depois de demolhados em água limpa, fervidos em outra água, escorridos e então finalizados. Mesmo assim, eu não arriscaria comer muito.

Porém, as vagens jovens de ambas espécies, incluindo seus feijões (este que vos apresento), podem ser consumidas como vegetal mais despreocupadamente, como acontece na Ásia tropical e no Japão. Quando bem planas, podem ser cortadas em fatias e preparadas como as vagens comuns.

O prato que aparece inteiro é vagem comum com vagem orelha-de-padre.
Já o que nos interessa no momento só aparece um pedaço - os feijões espadas
foram cozidos, livres da pele e temperados como salada com couve-de-bruxelas,
feijões de orelha-de-padre (lab-lab), tomate, salsinha, vinagre e azeite.

Como se prepara o feijão fresco: tire das vagens e cozinhe com casca em panela com água. Depis de uns 10 minutos já estão macios. Basta esperar esfriar, cortar uma pontinha e apertar para expelir os grãos.  Crus, podem ser congelados sem prejuízo para a textura.

Se o vídeo acima não abrir no seu computador, veja o mesmo no instagram: https://www.instagram.com/p/BH5UjLGDKwC/?taken-by=neiderigo

O feijão ao lado cresceu pouco, mas as vagens podem chegar a quase um
metro. Esta receita está lá no link que dei lá em cima. Com as vagens e feijões

Tudo bem que a panela é pequena. Mas os feijões são realmente grandes

São lindos além de tudo

13 comentários:

analice disse...

Neide eu tenho esse feijão plantado no meu jardim. Na verdade ganhei a semente (na vagem) como se fosse semente de jicama mas nao era. E fiquei sem saber. Tenho um livro da Cida Zurlo que mostra o feijão doce, parecido com o que tenho no jardim, mas estava em dúvida.
Ela chama de canavalia gladiata. Mas acho que é o mesmo que você mostra. Acho que conseguiu explicar o que tenho no jardim. Obrigada

Neide Rigo disse...

Analice,
deve ser o mesmo. Como disse no texto, este meu é o Canavalia gladiata.
Um abraço,n

Carmen disse...

Querida Neide, tiene tiempo que no venía a ver tantas cosas ricas y raras. Esto ha sido un descubrimiento para mí, me voy con la boca abierta. Son enormes y bellos.
Un abrazo

Neide Rigo disse...

Ei, Carmen! Há quanto tempo!
No México não existe deste feijão? Quando vier ao Brasil lhe dou umas sementes para plantar.
Un abrazo,

Unknown disse...

Boa noite! Onde consigo comprar essa semente de feijão?
Meu watts é 011-989186967

Anônimo disse...

Bom dia eu tenho desse feijão no meu quintal e gostaria de vender mas sou nova nessa área e não sei como nem onde vender!Peço que se alguém tiver interesse em comprar as sementes entra em contato comigo pelo watts 016992054800 me chamo Sirlene sou de Franca interior de São Paulo!

Unknown disse...

Oi pessoal.
Sou Rosana
Ganhei umas sementes. Mas não me falaram da toxina.
Comi pouco, mas passei muito mal.
Mas é delicioso.
É só fazer corretamente.
Um abraço

Unknown disse...

Nunca passei tanto mal assim q eu me lembre ...intoxiquei mt com o feijao de porco....mt perigoso

Alba disse...

Bom dia, meu pai plantou esse feijão grande em casa, certo dia fiz para comer, deixei de molho de um dia para o outro e cozinhei bastante. Mesmo assim depois de 02 horas dessa refeição passamos muito mas muito mal. A primeira vez fomos parar no posto de saúde pois pensávamos que estávamos com dengue, pois os sintomas são iguais, da segunda vez associei a refeição com os sintomas, pois foram os mesmos da primeira vez. Não sei que tipo de toxina esse feijão tem, sei que é horrível.

Unknown disse...

https://globoplay.globo.com/v/3751291/ quem quiser tirar a prova feijão espada não pode comer.

Unknown disse...

Se você morar próximo a cidade de Suzano, no viveiro da cidade próximo ao parque Max Feffer tem mudas deste feijão que são doadas aos visitantes!

Marcelo. disse...

Boa tarde, Quero sementes para plantar.

Anônimo disse...

Eu temho te envio manda seu endereco meu zap 35999672975