terça-feira, 7 de julho de 2015

Feijão espada e receita de sua vagem com cúrcuma

A primeira vez que vi o feijãozão foi na horta do restaurante Viradas do Largo, Beth Beltrão.  A chef me deu uns grãos e assim que cheguei em São Paulo, plantei. 

Não é o tipo de feijão que você planta num vasinho. A planta vai crescendo com um vigor de dar medo. E quando os frutos começam a despontar é como se fossem grandes espadas pra mais de um palmo dependuradas. 

Muita gente o confunde com feijão de porco (jack bean), do mesmo gênero (Canavalia ensiformis), nativo da América do Sul e Central e plantado geralmente como adubo verde.  Porém, suas vagens são menores e os feijões, de cor de marfim, também. 

Já o feijão-espada (Canavalia gladiata) ou sword bean, em inglês, é originário da Ásia e África tropical e tem sementes rosadas, maiores e mais cilíndricas. As sementes maduras de ambas são bastante nutritivas mas apresentam componentes tóxicos, como o aminoácido canavanina, e anti-nutricionais como as lectinas, e só podem ser consumidos depois de demolhados em água limpa, fervidos em outra água, escorridos e então finalizados. Mesmo assim, eu não arriscaria comer muito. 

Porém, as vagens jovens de ambas espécies, incluindo seus feijões, podem ser consumidas como vegetal mais despreocupadamente, como acontece na Ásia tropical e no Japão. Quando bem planas, podem ser cortadas em fatias e preparadas como vagens. Veja esta foto, na China. Quando ainda verde mas com os feijões já formados, podem ser abertas, livres das membranas do interior e picadas finamente antes de ser preparada como legume. Neste caso, as sementes podem ser cozidas juntas. De sabor, acho as vagens muito mais gostosas que o próprio grão. 

Como temos por aqui poucas referências de preparo, usei como base e com toda a liberdade uma receita indiana. Veja aqui


Vagem de feijão espada à moda indiana 
  
2 vagens de feijão espada 
2 colheres (sopa) de óleo 
1 pitada de grãos de cominho 
1/2 colher (chá) de cúrcuma 
Meia cebola pequena picada 
3 pimentas malaguetas inteiras
Meia xícara de água quente 
Folhas de coentro a gosto 

Lave bem as vagens e tire com a faca uma margem de meio centímetro de toda a borda que é mais firme. Separe os feijões e reserve. Puxe com a faca uma camada firme que é grudada a cada metade da vagem e descarte. Pique as duas bandas da vagem em tirinhas e junte ao feijão. Reserve.
Numa panela, aqueça o óleo com o cominho. Quando começar a pipocar, junte a cúrcuma e depois a cebola. Mexa e junte o feijão espada - vagem e grãos - e a pimenta malagueta inteira. Tempere com sal e junte a água, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo, juntando mais água quente se for necessário. 

Rende: de 4 a 6 porções

Veja outras fotos: 

O feijão ainda imaturo junto com outros feijões grandes (favas rajadas)


Um único feijão plantei no quintal 

26 comentários:

Jo Rockenbach =^.^= disse...

Que feijão lindo, Neide!
Achei que fosse o que eu ganho sempre de um amigo e consumimos como salada, mas lendo percebi que o nosso é esse tal de porco. poderias falar mais desse feijão Jack bean?
Abraços!

Unknown disse...

Boa tarde, em minha casa tenho deste feijão rosado, porém fico com medo de comer, pois vi sua postagem dizendo ser correto e uma do globo rural dizendo que não, ao mesmo tempo, com repórter diferente e um engenheiro agrônomo da EMATER no próprio globo rural dizendo que em São João em MG, tem e é comestível, poderia por gentileza me ajudar a esclarecer está dúvida? Obrigado.

Unknown disse...

Boa tarde, em minha casa tenho deste feijão rosado, porém fico com medo de comer, pois vi sua postagem dizendo ser correto e uma do globo rural dizendo que não, ao mesmo tempo, com repórter diferente e um engenheiro agrônomo da EMATER no próprio globo rural dizendo que em São João em MG, tem e é comestível, poderia por gentileza me ajudar a esclarecer está dúvida? Obrigado.

Unknown disse...

Boa tarde, em minha casa tenho deste feijão rosado, porém fico com medo de comer, pois vi sua postagem dizendo ser correto e uma do globo rural dizendo que não, ao mesmo tempo, com repórter diferente e um engenheiro agrônomo da EMATER no próprio globo rural dizendo que em São João em MG, tem e é comestível, poderia por gentileza me ajudar a esclarecer está dúvida? Obrigado.

Unknown disse...

Ja comi tem um gosto diferente dos outros , eu gostei , e plantei novamente , , ,

Ivan Nascimento disse...

Tenho um pequeno sitio em pernambuco e gostaria de plantar essa especie de feião teria como me mandar algumas sementes por cooreio entre em contato comigo atravez de email ivan21@hotmail.com, fico no aguerdo.

Marcos disse...

O povo de agora e até a minha vó dizia que era veneno e so tinha no mato,assim como a mucuna e o mangalô,mas eu ja comi e não morri so achei muito forte.

Unknown disse...



Propose Day whatsapp dp
Teddy Day whatsapp dp
Chocolate Day whatsapp dp
Rose Day whatsapp dp
Teddy Day whatsapp dp
Promise Day whatsapp dp
Kick Day whatsapp dp
Perfume Day whatsapp dp

happy holi

Unknown disse...

gostaria de saber como consigo semente do feijão espada....Email- godoyfuracao@yahoo.com.br.

Dona Kaetana disse...

Neide. Tenho uma dúvida: Feijão de porco, come-se?

Osvaldo Moizes Machado disse...

http://www.matosdecomer.com.br/2016/07/o-maior-feijao-do-mundo-feijao-espada.html?m=1

Unknown disse...

Eu tenho feijao de porco em casa e faço as vagens verdinhas refogadas com especiarias e nunca passamos mal.

Unknown disse...

Esse e o feijão da história do"João e o pé de feijão"! Rsrsrs...

Unknown disse...

Esse feijão não é comestível apareceu até no globo rural.Cuidado

Unknown disse...

Oi eu tenho esse feijão plantado no meu jardim,não sabia que se come .Vou experimentar .

Unknown disse...

É o feijão espada,esse que eu tenho .

Unknown disse...

Oi eu tenho as sementes do feijão espada

itanuzia disse...

tenho um pé desse feijão, gostaria de uma receita, para consumo

Unknown disse...

Boa tarde. Gostaria muito de plantar uma semente. Por favor vc poderia me enviar uma semente?

clark disse...

Colhi ontem e está de molho, deixarei por 4 dias como aprendi.
Vou comer pela primeira vez, se for bom eu falo como fiz.
Deixei algumas vagens no pé para secar e replantar.

Unknown disse...

A #Globolixo como sempre mentindo!!! Minha família come isso desde que me entendo por gente....

Anônimo disse...

Retardado

Roseane disse...

Vc me daria semente ?

Fernanda disse...


Em Portugal chamar-se feijão de debulhar. Em verde, comer-se a vagem cozida e regada no prato com azeite. É um vegetal de acompanhamento. Quando está meio maduro, o feijão está meio rosado, assim como a casa, chama-se feijão de debulhar. Abre-se a vagem e retira-se o feijão para fazer sopa, ou qualquer outro prato. Se não o colher nesta fase é deixar na terra, ele passa a fase de maturação final, passando a feijão seco. Não há nada de tóxico no feijão nem na casca - está consome-se na Europa há séculos na fase verde porque é macia. Uma delícia.

Atelier Franceline disse...

Ganhei sementes desse feijão e plantei, deu várias vagem, agora com essa informação farei a receita, se alguém quiser sementes entre em contato com o numero 1998148-3304 tenho algumas para vender 🙂

Unknown disse...

Boa tarde, ganhei da vizinha,fiz refogado,uma delícia,vou plantar na chácara onde moro,fervo 3 vezes, trocando a água,fritei 1 cebola, acrescentar o feijão espada ou feijão de porco, cheiro verde sal a gosto !😍