segunda-feira, 17 de abril de 2017

Beijus de banana-da-terra com taioba e farinha de mandioca

Depois que descobri esta fórmula de beijus - nasceu de uma mistura de farinhas com banana da terra que tem uma ótima estrutura para isto-, faço de várias formas.  Já mostrei alguns aqui e outro de pupunha ali - foto lá no final deste post.  


O último que fiz foi este com taioba. É uma opção tão boa pra comer com sobras de carne e vegetais que a gente dispensa qualquer outro acompanhamento. Como as tortillas mexicanas que abrigam um prato único e completo. Chamo de beijus pois é como são chamados os pães chatos indígenas, geralmente feitos com algum produto da mandioca. O fato é que embalam bem qualquer coisa que queira comer. Segue então esta nova versão que só surgiu porque era o que tinha por perto para acompanhar uns pedaços de frango assado e uma imitação de mole poblano (cuja receita dou depois)




Beijus de banana-da-terra 

100 g de banana da terra cozida e ainda quente
100 g de taioba cozida e escorrida (cozida em água fervente, só até murchar)
100 g de farinha de mandioca fina e branquinha
1 pitada de cominho
Água quente se precisar.

No processador coloque a banana, a taioba, a farinha, o sal e o cominho. Comece a bater pra homogeneizar e junte água quente aos poucos só se precisar. Divida em 10 bolas e achate-as entre duas folhas de plástico, usando rolo ou prensa para tortillas. Cozinhe em frigideira quente dos dois lados até dourar. Vá colocando entre dois pratos enquanto cozinha as outras. Sirva com carne ensopada, peixe frito, legumes, molhos, queijos, saladas. Etc. 

Rende uns 10 beijus


Esta é de pupunha com banana da terra e a receita você pode ver aqui.

Um comentário:

Nivea Maeda disse...

Olá td bem c vc?
Onde encontro a prensa para tortilha? grata
Nivea