quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Conhece Ivaí?

Quando tiramos o mato que encobria todo o espaço onde é hoje a Horta City Lapa, descobrimos um pequeno arbusto com uma plaquinha: pêssego-do-mato. Alguém havia plantado ali. Só depois de frutificar pela primeira vez foi que descobri o nome científico. Peguei o livro de frutas brasileiras do Harri Lorenzi e fiquei folheando até descobrir entre as mirtáceas. Eugenia myrcianthes é seu nome de batismo.

Ubajaí, ibajaí e uvaí, parece quem vêm do guarani e quer dizer "fruta torcida". De fato a fruta é meio disforme, mas tem a pele amarela de veludo como a uvaia. Também como a uvaia, é delicada, aquosa e facilmente amassável. Porém, a polpa não é tão gostosa. Mas não é ruim, entenda-se. É que uvaia é a rainha das frutas tropicais. Já a ivaí tem um sabor que lembra abacaxi, uvaia e um quê de cebola. Mas tudo em equilíbrio. O suco fica delicioso. Estamos em plena safra e colhi este pouco na horta. Não conheço nenhuma outra árvore por aqui. Ela é frequente nos Cerradões e florestas semideciduais, indo de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul. Na Argentina e Paraguai ela também aparece.

Se tivesse mais, faria outros pratos. Por enquanto, só mesmo um suco para não desperdiçar.


Suco de Ivaí com salada de pão de batata doce roxa. Nhac e glupt! 

2 comentários:

Franco disse...

Tem alguns pés de ivaí na Rua Cayowaa, nas Perdizes (São Paulo - SP), entre a Rua Vanderlei e a Rua Min. Gastão Mesquita. Achava que era uvaia, mas com essa cor amarela só pode ser ivaí. Obrigado :)

Guillermo disse...

I love all the content you have in this blog. The photography is awesome and the way you write is super captative descargar3