sexta-feira, 8 de julho de 2016

Pancnacity do 02 de julho de 2016


Nem acredito que já foram 9 edições do Pancnacity e o número de interessados só aumenta. Espero dar conta. Se depender da minha disposição para andar, sim, claro. Na hora do almoço, a cozinha amadora aberta a todos fica uma confusão, mas no fim dá tudo certo. A cada passeio, escolho um novo roteiro para eu mesma não me cansar e estimular o olhar para plantas novas que vão nascendo.

Na sexta-feira fui ao mercado e dei uma pequena volta no bairro escolhendo o roteiro de sábado. Escolhi um trajeto a que chamei de Trilha da erva-pepino (uma erva que cresce nesta época do ano e é meio rara). No sábado fomos lá pela trilha da erva-pepino e eis que a calçada abandonada cheia de pancs havia se transformado da noite pro dia em uma calçada convencional toda roçada. E nada de erva-pepino. Sorte que no dia anterior eu havia colhido um pouco pelo menos para que os participantes provassem.

Aqui, algumas fotos do passeio para reconhecimento de plantas alimentícias não convencionais no espaço urbano da City Lapa e do almoço (pra quem está chegando agora). Quem quiser participar dos próximos deve escrever para o meu email: neide.rigo@gmail.com .

Pancs que vieram de Piracaia

Nopalitos colhidos por aqui mesmo

Bulbilhos de bertalha-coração do quintal e cará moela, presente da Vera

Uns matinhos tão pequenininhos..

A sensação - alho silvestre 

Araçá 

Dilênia ou fruta-cofre 

Ipé (flores comestíveis) e babaçu

Quase uma dezena de espécies comestíveis num pequeno canteiro

Buva 

Bulbilho de bertalha coração 

Nosso almoço

Salada de mamão verde

Banana verde com pesto de guasca 

Salada de nopalitos grelhados

Arroz com uva-japonesa (Hovenia dulcis)

Feijão guandu com bulbilhos de bertalha-coração

Farofa de tanajura 

Orelha-de-padre, lab lab com tomatinhos

Creme de mandioca com fermentado doce ou vinagre de umbu 

Meninas e menino pancófilos 

Um comentário:

doce arte disse...

Neide, quanta coisa interessante tenho certeza que passo por pancs todos os dias, mas fico com medo de errar na colheita outro dia peguei em um terreno baldio línguas de vaca, são muito boas, mas não arrisco muito, ah também comi folhas de tanchagem assadas e tenho sonhado com folhas de taioba, que minha mãe fez quando eu era criança... Que Deus lhe abençoe sempre .