segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Pão de taioba

Se você olhar o post anterior, e os outros pães que postei de um ano pra cá, vai ver que é quase sempre a mesma coisa. Então nem vou me  alongar aqui além de deixar a fórmula,  a que sempre vou chegando a partir dos ingredientes que tenho ao meu redor.

A taioba para este pão, colhi no quintal. Eram duas folhas, uma grandona e outra, média. Rasguei, aferventei em água salgada até amaciar, escorri, espremi bem e bati no liquidificador junto com o levain e a água. Coloquei a mistura e o sal na batedeira de bolo (kitchenaid ou, como costumo chamá-la, kitcheneide), juntei a farinha e,  com a pá pra bater pão, bati só para misturar. Esperei 10 minutos para hidratar a farinha e bati por mais 10 minutos. Passei a massa para uma tigela untada com óleo, cobri com plástico e esperei meia hora. Espichei a massa, dobrando as bordas para o centro, cobri  e deixei repousar mais meia hora. Fiz a mesma coisa. Esperei mais meia hora, formei uma bola e passei para uma cesta enfarinhada para crescer - com as dobras pra cima. Quando cresceu, liguei o forno a 250 C com uma panela de ferro dentro com uma tampa de cerâmica abaulada - ou use qualquer panela que possa fechar sem atrapalhar o crescimento do pão. Depois de 10 minutos, emborquei o pão dentro da panela, fiz cortes, fechei e deixei assar por 1 hora.  Usei folhas de amendoeira ou chapeu-de-sol  para forrar a forma, como se fosse papel vegetal.
Os ingredientes: 350 g de levain reformado e borbulhante, 550 ml de água, 3/4 de xícara de taioba cozida e espremida, 20 g de sal, 1 quilo de farinha de trigo branca orgânica.

E aí está!  Quando faço pão assim, grandão, corto em fatias depois de frio e congelo em porções. Assim, tenho sempre pão fresco. Basta aquecer no forninho, congelado mesmo.  E nhac!



4 comentários:

Dona GAM (GAM Dolls - 2) disse...

Boa noite, cara Neide!
Parece mesmo uma delícia. Obrigada por sempre compartilhar gostosuras conosco.
Estou te seguindo, venha visitar meu blogue, conhecer meus trabalhos, seguir-me também. Será uma satisfação ler teus comentários, tê-la em meu espaço virtual também;
GAM Dolls (2) - http://gamdollsdois.blogspot.com
Abraço pra você. :)

Patrizia disse...

Oi Neide tudo bem?
Posso indicar seu blog no meu blog? eu adoro e sigo todo dia suas receitas.
aguardo sua resposta.

Beijos

Neide Rigo disse...

Oi, Dona!
Obrigada! Vou ver seu blog. Obrigada!

Patrizia! Claro, com prazer!

Um abraço,n

Marco disse...

Olá Neide, tudo bem?
Adoro seu blog, ótimas receitas!
Uma dúvida, sobre os pães...
Qual a % de lavain por kg de farinha...o que considera!
Aqui sempre uso até 40% mas depende dos ingredientes..
Na sua experiência o que percebeu nisso!!
Abs amiga!!
:)