quinta-feira, 11 de junho de 2015

Frango com uva japonesa



Pronto. Acho que agora tudo volta ao normal. Gosto de postar todos os dias úteis, mas você já deve ter reparado as ausências frequentes nos últimos meses. Ou não reparou? Tudo bem de qualquer forma. O importante é que eu gosto de ir registrando o que faço só para não perder. O instagram está mais ativo porque é mais fácil postar de qualquer lugar. Veja aí do lado. 

Mas vamos ao que interessa. Pesquisando jeitos de usar a uva japonesa, retratada em minha última coluna no caderno Paladar (que postei aqui), não encontrei quase nada feito com o ingrediente (é Panc em todo o mundo), mas muita inspiração. Vi num site americano, por exemplo, um frango com maçã, limão e uvas passas e decidi fazer livres substituições e interpretações e ficou divino. Mantive os pedaços de limão, o frango, o vinho, o alho e eles dão um sabor incrível. As uvas japonesas, adocicadas, fizeram bem o papel da maçã e das passas. 

Já repeti três vezes, com ou sem uva japonesa (já usei as próprias uvas passas e, no lugar de peitos, coxas uma vez, filés de sobrecoxas em outra). De qualquer forma, foi um sucesso. Para não perder, deixo aqui registrado para mim e para o caso de você se interessar - usei partes de frango da Korin. Aproveite, que estamos em plena safra. 



Frango com uva japonesa e limão

4 peitos de frango partidos ao meio com pele (ou um quilo de outras partes, como coxa ou sobrecoxa)
Sal a gosto
Pimenta-do-reino preta moída na hora a gosto
1 limão cortado em oito (já fiz com rosa e taiti - melhor com rosa)
¼ de xícara de azeite
9 dentes de alho picados bem fininho
1 xícara de uvas japonesas sem as sementes 
1/3 de xícara de vinho branco seco
1 colher (sopa) de raspas de limão 
2 colheres (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de orégano fresco
1 colher (sopa) de folhas de tomilho Galhos de tomilho ou manjerona à vontade

Preaqueça o forno a 220˚C. Prepare primeiro os peitos de frango: enxague-os em água corrente, seque em papel toalha, remova o osso e mantenha a pele. Retire as gorduras em excesso e coloque numa assadeira com a pele para cima.  Tempere com sal e pimenta e distribua por cima o limão cortado.

Numa frigideira, aqueça o azeite, adicione o alho e refogue, mexendo sem parar, por um minuto. Desligue o fogo e acrescente  a uva japonesa, o vinho branco, a raspa de limão, o suco de limão, as folhas de orégano e folhas de tomilho. Despeje esta mistura sobre os peitos de frango. Acrescente os galho de tomilho e leve ao forno. Deixe assar descoberto por 30 a 45 minutos. Se tiver disponível, ligue a o grill para dourar bem as peles. Retire do forno, cubra com papel alumínio e deixe descansar por dez minutos antes de servir.  

Nota: se quiser, polvilhe um pouco de páprica defumada antes de assar - eu quis, nas coxas, lá em cima. 

Rende: de 4 a 6 porções


4 comentários:

Delícias da Vó Deo disse...

Olá Neide!!
Que receita maravilhosa, a cor dourada do frango é um convite para a degustação!
Não conheço a uva japonesa, nunca vi por aqui em lugar algum!
Hoje vim conhecer seu cantinho e já estou seguindo para vir te visitar sempre!
Se quiser conhecer o meu, fica o convite, será muito bem vinda!
www.deliciasdavodeo.com.br
Beijos e um lindo dia pra ti! =)

Uakari disse...

Já vou testar essa receita semana que vem. Tinha colhido um monte de uvas japonesas e ainda não sabia a melhor maneira de usá-las. Obrigado por compartilhar a receita, Neide!
David Kim.

Uakari disse...

Receita testada hoje e aprovadíssima! Fácil de fazer e com sabor de prato fino. Pena que não tenho dessas uvas por aqui. As que tinha eu coletei no pátio do Museu dos Transportes Públicos.
David Kim.

Rosa Magri disse...

Eu nao conhecia a uva japonesa , até eu descobrir a árvore no meu trabalho e adorei, siper docinha e parece uva passas. Farei esta receita e obrigada por compartilhar, abração