quinta-feira, 17 de julho de 2014

Abobrinha madura marinada

Este ano foi ruim de abóboras no sítio. A falta de chuva, talvez. Mas consegui colher esta pequena, cujas sementes vieram da França, pelas mãos de Olívia, sobrinha do meu cunhado, junto com a respectiva abobrinha que não era rajada. mas uniformemente alaranjada. Não me lembro como comi, mas era deliciosa, cremosa, e as sementes, guardei e plantei. Só nasceu esta, já cruzada com outra da redondeza.

Inspirada nas abobrinhas refrescantes que a Mara fez numa aula no Sesc Belenzinho recentemente e serve no seu restaurante Tordesilhas, resolvi fatiar a abobrinha madura bem finamente, e para isto usei o processador, e marinar com sal, açúcar e vinagre. Juntei ainda ervas do quintal como manjericão cravo e manjericão anis cortados finamente e pimenta.  Enquanto a marinada com abobrinha fresca combina com dias de verão, esta de abóbora madura vai bem nos dias frios.

Abobrinha madura marinada:  para cerca de 400 g de abobrinha madura usei como tempero: 3 colheres (sopa) de açúcar, 2 colheres (chá) de sal, 4 colheres (sopa) de vinagre, 1 colher (sopa) de azeite, 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada e 2 colheres (sopa) de ervas frescas. Misturei tudo, tampei e deixei em temperatura ambiente por cerca de 4 horas dentro de um pote de vidro, tudo apertadinho. Simples assim. Se quiser, junte gergelim preto torrado na hora de servir.

A receita da abobrinha da Mara você pode ver no blog da Nadia Schiavinatto.



Nenhum comentário: