quinta-feira, 9 de abril de 2009

O verdadeiro sentido da Páscoa


Hoje, no Mercado da Lapa, metade das bancas vendia bacalhau a preços superiores que há uma semana e todas coalhadas de gente. Ninguém pode fazer idéia do tanto de caixas e caixotes desprezados.
Hoje se come o que tem. Amanhã, o que vem. Na quinta-feira da paixão só se pensa numa coisa: comprar bacalhau. Outra conclusão: brasileiro demolha bacalhau por menos de 24 horas.

11 comentários:

Maria das Graças disse...

Não entendo o por que da paixão de brasileiro por bacalhau. Temos uma infinidade de excelentes peixes frescos. Bacalhau para mim justificava-se quando não existia geladeira.

Jady disse...

Eu não sei como cheguei aqui, sei que parei num post sobre umbu, fui lendo, fui ficando, fui gostando... Parabéns pelo ótimo blog. E sobre umbu... Já experimentou fazer suco da frutinha verde? Fica um suco super refrescante...

Beijos

K disse...

ESSE BLOG VIROU ENCICLOPEDIA
MUITO BOM
NÃO CONSIGO PARAR DE LER
QUANTO AO BACALHAU, AMO, MAS GOSTO MAIS DE CAMARÃOKKKKKKKKKKK
E É UMA PENA QUE BTASILEIRO COBRE CARO O QUE VAI SER POSTO NA MESA DO PROPRIO IRMÃO!!!!

BJJJ

Silvia - BH disse...

Quando não mais se dá a mínima para o sentido religioso, resta a moda, e a urgencia que caracteriza o consumismo moderno.

Eduardo Luz disse...

Neide, pode aperfeiçoar esta conclusão. Uma boa parte compra o bacalhau hoje mesmo! Ou seja, gosta dele bem salgadinho!!
Feliz Páscoa !!

escafandrista disse...

Bacalhau e ovos de pascoa. Em que outra época do ano você pagaria R$20 por 300g de chocolate? Eu não pago nem na pascoa.

carmencita disse...

Tem razão só se pensa em em bacalhau e e ovos de chocolate na Páscoa, é como no Natal troca de presentes e o verdadeiro sentido das coisa que se comemora????
Amei as receitas de spätzle, quero ver se faço todas.
E fiquei muito feliz por saber o endereço onde se vende um spätzer maker a preço razoavel, pois ví uma, numa importadora do shopping Ibirapuera, era só uma espécie de tampa sem espátula, para fazer o spätzle preço r$ 90, achei um absurdo.
Agora vou correndo adquirir o meu no endereço que vc deu.Valeu.
Gosto muito do seu blog.
Feliz Páscoa.Bjss

Daniel Brazil disse...

Realmente não dá pra comparar o sabor do bacalhau verdadeiro com outros peixes salgados, brasileiros ou não.
Mas até aí, pagar os olhos da cara (que o bacalhau não tem, por sinal) é meio absurdo. Fiz um escondidinho há 3 semanas com uma bandejas de lascas (aparas dos cortes maiores) fresquíssimas, por metade do preço da peça inteira.
Só na Amazônia provei peixes salgados capazes de rivalizar com o magnífico habitante das águas geladas do Atlântico Norte. E que está em extinção, infelizmente. O preço só tende a subir...

Claudia disse...

Olha, por aqui o que se sabe é que a crise dos pescadores de bacalhau é a mais séria já vista, com uma redução de mais de 50% na venda do bacalhau seco tanto para o Brasil como para Portugal. O bacalhau encalhou na Noruega e eles não comem o Gadus Morhua seco.

Eles ainda vendem no apagar das luzes mas a venda do peixe está caindo sensivelmente anos após ano. É uma espcialidade, um prato único, distinto e tende a continuar assim.

O futuro do gadus morhua é ser congelado fresco e vendido para a China ou a Russia a preços muito mais baratos.

Existem mais fatos entre a exportação bacalhau seco e a pesca do gadus morhua do que o consumidor brasileiro pode imaginar.

C.

elisa beth disse...

Maria das Graças, brasileiros peixes frescos à parte, voce não acha que esta "paixão" atribui-se a descendência originária portuguesa que a maioria tem ???
huumm..tantas receitas maravilhosas com bacalhau, que inteiro ou em lascas, só de falar, já me dá "água na boca"...rs...rs..sorry. bom dia !

elisa beth accon disse...

Neide, DESCULPA !
Entrei aqui sem pedir licença, comentei...
e para a dona do blog nada ? rs Parabens pelo espaço, abraço
e bom fim de semana "prolongado",
ok?