terça-feira, 28 de abril de 2009

O professor da farinha, o filme

Quem é do Slow Food já viu o filme "O professor da Farinha" dos amigos do Rio, Manuel Carvalho e Teresa Corção. Quem não viu, vale a pena conferir a história destes dois produtores tão brasileiros de farinha, agora no you tube. Prestem atenção na feitura do paneiro pelo Seu Bené, na produção da farinha d´água, na cor amarelinha... Já falei muito dele por aqui.

7 comentários:

Dylan disse...

Show! Muito bom o filme, uma pena essas pessoas não terem o reconhecimento que merecem. Mas é como disse o Sr. Paulo Lopes: "As pessoas querem aquela ruim de caminhão, embalada..."
Abraço!

mariliafig disse...

Fiquei com a boca cheia d'água!!! A melhor coisa dos meses do ano sem "r" é, certamente a mandioca!!!!!
beijos

Anônimo disse...

Oi Neide, amei seu blog, moro no exterior e estava procurando uma receita de tacacá caseira,quando achei seu blog, entrei aqui e descobri uma infinidade de coisas interessantes, que há muito tempo eu procurava. Seu blog é maravilhoso, obrigado por compartilhar suas receitas.

Rydianne-Holanda

Neide Rigo disse...

Dylan, que bom que gostou.

Marilia, pois é, são os meses sem chuva. Se bem que agora o clima andanda estranho, né?

Rydianne, fico feliz que tenha gostado. Seja bem-vinda e pareça sempre.

Um abraço,
Neide

Laura Backes disse...

Eu amo a farinha feita em Santa Catarina. É fininha, branquinha, desmancha na boca. Paulo Lopes fica perto da praia que costumo ir, Gamboa. Mas não vejo mais farinha que não seja embalada por lá. Na próxima vez tentarei catar!!!

Claudia disse...

Maravilhoso filme, emocionante ver o prazer desses homens em fazer farinha. Eu dava tudo por aquelas farinhas. Como eu amo uma farinha d'água. Comi crescendo pois minha avó maranhense não vivia sem, nem mesmo vivendo no Rio.

C.

Leônidas Reis disse...

Parabéns pelo post...
Eu tive a oportunidade de conhecer Bragança e estar em uma casa de farinha.
É impressionante o processo todo...
Voltei apaixonado pela farinha d'água!

Adorei o vídeo!

Abraço