sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Receitas do Mocotó - Mocofava



Felizmente para todos nós, o Rodrigo do Mocotó me mandou as receitas todas bem explicadinhas. Acho que já dá para começarmos a arriscar (hoje, antes de ele me mandar, eu já tinha ousado minha versão sem carne seca). A mocofava dele é delicada, suculenta, cremosa e bem temperada. O coentro com o limão refresca a untuosidade do prato. Acho que com a fórmula que ele dá, podemos chegar perto do sucesso. Mas lembrando que o melhor mesmo é comer lá.

Mocofava (receita do Chef Rodrigo Oliveira)
Ingredientes
1 kg de fava-manteiga nacional
200 g de bacon picado em cubos
1 pé de boi (mocotó) em pedaços
500 g de carne-seca dessalgada
300 g de lingüiça calabresa
3 colheres (sopa) de manteiga de garrafa para refogar
2 dentes de alho socado
1 cebola picada
1 pimentão verde picado
3 tomates picados
1 colher (chá) de colorau
Suco de 1 limão
Sal e pimenta a gosto
Cominho moído a gosto
Coentro a gosto
Cebolinha verde a gosto

Modo de fazer
Lave bem a fava, deixe de molho por cerca de 8 horas, escorra, coloque na panela de pressão junto com o bacon, cubra com o dobro do volume em água e leve ao fogo alto. Assim que a panela começar a chiar, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 20 minutos. Espere acabar a pressão e confira o cozimento. Caso as favas ainda estejam duras, leve de novo a panela ao fogo e deixe cozinhar sem pressão, até que elas fiquem macias. Se precisar, junte mais água fervente. Querendo controlar melhor o ponto de cozimento, cozinhe em panela comum, sem pressão. Vai demorar mais, porém é mais seguro (para não passar do ponto e as favas estourarem). Reserve.

Lave bem o pé de boi e coloque na panela de pressão, coberto com bastante água. Leve ao fogo alto. Quando a válvula começar a chiar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente 50 minutos ou até a carne começar a desprender dos ossos. Corte os pedaços maiores de "carne" (o colágeno) e coloque de volta no caldo, descartando os ossos. Junte as favas e reserve.

Cozinhe em água a carne-seca já dessalgada e a lingüiça inteira, separadamente, até ficarem macias. Descarte a água que sobrou. Corte a carne e a linguiça em cubos e junte ao mocotó com as favas.

Numa panela, coloque a manteiga de garrafa e refogue os seguintes ingredientes, nesta ordem: o alho, a cebola, o pimentão e os tomates. Junte tudo ao caldo de mocotó.

Tempere com o colorau, o suco de limão e os outros temperos à gosto. Deixe ferver por uns 15 minutos. Se precisar encorpar o caldo, bata um pouco da fava no liquidificador e devolva à panela. Fora do fogo, junte bastante coentro e cebolinha. Sirva com limão e pimenta à parte.

Nota do Rodrigo: Essa receita é uma adaptação do nosso tradicional Mocofava, que é feito da combinação do Mocotó com a Favada preparados separadamente. Contudo, isto é inviável para se fazer em casa. Por isto, nesta versão, é feito como um prato único. Mesmo assim, essa é uma ótima receita para reunir os amigos e servir acompanhada de uma boa cachaça ou uma caipirinha.

Nota do Come-se: segundo Rodrigo, a mocofava é invenção do seu tio Tino, da casa do Norte “O Mocofava”, também na zona Norte desde 1976 (Rua Iris Leonor, 237, Parque Mandaqui, Tel. 11-6231-9044).
Comprei fava-manteiga no Mercado da Lapa – várias bancas têm. Verifique se elas têm tamanho iguais e se não há algumas meio enrugadas. Elas devem estar uniformes para cozinhar em tempos iguais. Às vezes estão misturadas favas jovens com outras mais velhas e na panela é um sufoco – enquanto umas já estão derretendo, outras ainda estão duras.
Mocotó
Avenida Nossa Senhora do Loreto, 1100 – Vila Medeiros
Tel. (11) 2951-3056

4 comentários:

Carlos Alberto de Lima disse...

Ando com vontade de comer mocotó. Já tem um tempo que ando imaginando como fazê-lo. Agora, a fava (que diga-se de passagem está na lista), pode andar na fila...

neidhy disse...

OLA,IREI FAZER MOCOFAVA PELA PRIMEIRA VEZ,E ESCOLHI SUA RECEITA,ESPERO ACERTAR...É QUE NO FIM DE SEMANA FAÇO MARMITEX PARA VENDER,E MEUS CLIENTES ME PEDIRAM MOCOFAVA,,QUE SUFOCO ACHAR UMA RECEITA GOSTOSA..ENFIM,QUERO SABER QUAL É O ACOMPANHAMENTO DESSE PRATO..PORQUE NUNCA COMI MOCOFAVA.
AGUARDO RESPOSTA.
FICAREI MUITO GRATA.
LUCINEIDE

Neide Rigo disse...

Lucineide,
a receita é do chef Rodrigo, do Mocotó e fica uma delícia. Para acompanhar pode ser arroz e salada.
Boa sorte,
N

leandromd disse...

Comi um mocofava na casa de amigos nesse feriado; eu não conhecia e gostei muito! Grande sabedoria culinária do nosso povo nórdico! ;-)