quarta-feira, 18 de junho de 2008

Jundiá de Porto Alegre


Tem carne amarelada, suave e farta


É peixe barato, difícil de achar em São Paulo

Viagens sempre rendem muito assunto. De Porto Alegre ainda tem é coisa. Lembrei dos jundiás congelados que o jundiaiense Marcos quis trazer do Mercado Municipal porque lembrava sua infância, quando o peixe era farto no Rio Jundiaí. Quem diria que tínhamos tanto peixe aqui tão perto? Tanto que deu nome à cidade. Com a poluição, ele praticamente desapareceu. Depois do tratamento do esgoto da cidade em 1988, ele já pode ser encontrado novamente, mas ainda em pequena quantidade, pois não adianta só Jundiaí tratar seus dejetos. E as cidades vizinhas?

Jundiá quer dizer peixe de barba, afinal o bicho é um bagre (Rhamdia quelen) bem feioso e barbado, mas a carne é bonita, amarelada e farta, com textura firme e sabor suave. Uma parte virou ensopado e a outra foi grelhada. Os dois jeitos aprovados aqui pelos quatro viajantes.


A cabeça é boa de se comer sozinha, sem censuras. Sempre fica pra eu comer no outro dia bem temperada, bem quentinha, com farinha. Eita, que a morte deste peixe não foi em vão!

Jundiá ensopado
2 jundiás limpos, com cabeça (1 kg)
½ colher (sopa) de sal
2 dentes de alho socados
1 colher (chá) de pimenta dedo-de-moça sem sementes picada
Suco de 1 limão-rosa
2 colheres (sopa) de azeite de urucum
1 cebola picada
2 tomates picados
1 pimentão verde picado
1 ramo de alfavaca

Cheiro-verde picado a gosto

Modo de fazer: corte a cabeça e, depois, o resto do corpo em postas. Tempere com sal, alho, pimenta e limão. Deixe repousar por 1 hora.
Numa panela, aqueça o azeite e murche nele a cebola. Junte o tomate e o pimentão e mexa bem. Junte meia xícara de água morna e deixe formar um molho. Junte as cabeças e as postas de peixe com o caldinho que formou. Mexa com delicadeza para que um pouco do molho cubra as postas. Tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Junte a alfavaca e o cheiro verde, abafe um pouco e sirva em seguida com arroz ou farinha d´água (ou os dois)



Rende: 4 a 6 porções




Jundiá grelhado

1 kg de postas de jundiá
½ colher (sopa) de sal
2 dentes de alho socados
1 colher (chá) de pimenta dedo-de-moça sem sementes picada
Suco de 1 limão-rosa

Modo de fazer: tempere as postas com sal, alho, pimenta e limão. Deixe repousar por 1 hora. Grelhe na churrasqueira por 5 minutos de cada lado e sirva com arroz e salada.

Rende: 4 porções

Um comentário:

Karen disse...

O rio Jundiaí cortava a cidade onde morava antes de casar. Também morei em Jundiaí e aprendi a origem do nome na escola, realmente não conseguia acreditar que aquele rio sujo e de odor desagradável um dia pudesse ter tido tanto peixe... Uma pena!