sexta-feira, 22 de junho de 2007

Das flores à umeboshi

A ume-no-ki (Prunus mume Sieb. & Zucc), também chamada de damasqueira-japonesa, umezeiro ou “japonese apricot” começa a forrar os galhos de miúdas flores brancas como flocos de neve aromáticos.
Só lá por meados de outubro os frutos estarão no ponto, quando se os colhem para fazer umeboshis, aquelas ameixas ácidas em conserva salgada dos japoneses. Ou umeshu, o licor delicioso com aroma de amêndoas amargas (são da mesma famíia, diga-se). Mesmo maduras, elas são muito amargas para serem comidas in natura. Agora, as pequenas flores são um show à parte. Aliás, o hábito japonês de apreciar o espetáculo da floração efêmera da cerejeira (sakura), mais comum entre nós, veio só no período Edo, século 18. Antes disso, a aristocracia japonesa já contemplava as ameixeiras com suas flores brancas. Passar por baixo destas árvores floridas é tomar um banho de pétalas. Foi o que fiz hoje de manhãzinha quando as vi caindo como pedacinhos de seda branca rodopiando devagar até o chão, no clube aqui perto. No ano passado ganhei um tanto e preparei minha própria provisão. Só agora ficou pronta e olhe que comecei o preparo há 8 meses! Não é difícil, basta ter um pouco de paciência. E eu já disse que tenho. Quando os frutos estiverem à venda no bairro da Liberdade, darei a receita.

As sakuras florescem um pouco depois das ameixeiras. Já fui uma vez ao horto florestal ver o espetáculo, mas neste ano estou me preparando para ir vê-las no Parque do Carmo onde elas estão em maior número e, no auge da floração, começo de agosto, acontece uma festa para comemorar. Estão convidados para um piquenique.


Descendente de japonês joga gate ball ao lado da sakura já florida, no clube aqui da Lapa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tive dificuldade pra encontrar este umeboshi, e depois de tanto procurar acabei encontrando ela nesta loja de produtos japoneses.
Aqui vai o link do produto http://www.tnh.com.br/detalhes_produto.php?cod_produto=113&tipo=ameixa+japonesa+umeboshi

Suzana disse...

Na liberdade se vendem os frutos frescos ou em conserva? Gostaria de fazer licor de umê e preciso de frutos frescos.