quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Spätzle de cenoura com levain e pesto de folhas de cenoura

Só pra deixar aqui registrada a experiência que fiz ontem ainda com aquelas cenouras orgânicas colhidas no sítio.

Originalmente estes nhoques europeus, chamados de spätzle ou grafia similar,  são feitos com ovos e farinha de trigo. Mas na minha massa sempre junto algum legume, como já mostrei várias vezes aqui no Come-se. Assim ficam coloridos e mais nutritivos. A diferença deste é que além da cenoura usei uma massa de levain, ou seja, é um spätzle fermentado. Ficou com sabor bom, levemente ácido e um pouco crescido, embora tenha tirado o levain da geladeira e usado sem reformar. Então não ficou exatamente uma massa aerada.

Quanto ao spatzle maker ou aparelho pra fazer os nhoquinhos, tenho um muito antigo, mas em lojas de cozinha é possível comprá-lo. A forma clássica de se fazer é colocar a massa grudenta numa tábua e ir tirando tirinhas com uma faca molhada na água quente sobre a qual as tirinhas vão cainho e cozinhando disformemente. Agora, estes aparelhos são de grandíssima ajuda. Num instantinho a gente faz um monte. Se não tem um, faça com usando uma frigideira - aqui mostro o Marcos improvisando um desses.

Deixo aqui a fórmula para quem quiser tentar fazer com cenouras docinhas e um molho pesto com macadâmia e folhas das próprias cenouras - que mostrei como fazer ontem.



Spätzle de cenouras com massa de levain 

250 g de cenouras
200 g de levain (fermento natural para pão)
3 ovos
cerca de 400 g de farinha de trigo
Sal e noz moscada a gosto

Bata os três primeiros ingredientes no liquidificador ou com mixer até ficar bem cremoso.  Numa tigela misture com farinha, aos poucos, até formar uma massa grudenta. Tempere com sal e pimenta-do-reino,  passe pelo spatzle maker sobre água quente. Retire os nhoques assim que subirem à superfície. Misture com o molho pesto feito com as ramas da cenoura. Veja link lá em cima.

Rende: cerca de 8 porções


Um comentário:

Sylvia Werneck disse...

Você usou as cenouras cruas, Neide? Beijo!