sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Leite fermentado ou "yakult caseiro" com kefir

Yakult, todo mundo sabe, é aquele leite fermentado ralo, docinho, gostoso, ácido e com lactobacilos vivos, especificamente Lactobacillus casei Shirota.  Tem um sabor muito peculiar, especialmente porque contém um aroma secreto não descrito nos ingredientes. O que aparece é leite desnatado e/ou leite desnatado reconstituído, açúcar, glicose, fermento lácteo e aroma. Resumidamente, é um leite bem diluído, adoçado e aromatizado, com adição de lactobacilos vivos - que podem colonizar beneficamente nosso trato digestivo. 

Nunca pensei em fazer em casa até que minha vizinha Ana me chamou no muro e me deu um copinho com um yakult perfeito, só que era uma réplica feita com soro de kefir. Claro, pedi a receita e ela me passou: "500 ml de soro de kefir, 300 ml de leite, 1 colher (sopa) de essência de baunilha, 4 gotas de essência de laranja, açúcar a gosto".  Aliás, se você conhece o autor desta fórmula ou a fonte onde foi publicado pela primeira vez, pode reclamar a autoria que eu desconheço, já que chegou aqui por vias indiretas.

Assim que pude, drenei kefir de leite até conseguir meio litro e fiz a receita do meu jeito, afinal não queria usar essências artificiais, por isto usei baunilha verdadeira (o açúcar da baunilha-do-cerrado) e o óleo espremido da própria casca da laranja. Também achei melhor dar um pouco de cor ao líquido muito esbranquiçado e juntei caramelo de açúcar. O leite que uso para o kefir vem da roça e é puro e cru. O que usei para acrescentar à bebida é o mesmo, só que fervido e desnatado. Ficou tão bom, tão bom, que não consigo parar de beber. A baunilha com a laranja e o ácido do kefir de repente ficam com gosto de yakult. Com a diferença que o kefir pode chegar a ter 70 microorganismos benéficos e vivos. Tenho posts a respeito. É só ir no campo de buscas.  Se não conseguir fazer a minha receita, use a fórmula básica acima e adapte ao que você consegue ter de ingrediente. Só com kefir, leite e açúcar já fica muito bom. 


Leite fermentado com kefir 

3 colheres (sopa) de açúcar e 3 colheres (sopa) de água
500 ml de soro de kefir *
300 ml de leite desnatado
2 colheres (chá) de açúcar de baunilha-do-cerrado (ou de qualquer outra  fava da baunilha guardada em açúcar)
Uma tira de casca de laranja bem lavada

Leve ao fogo o açúcar e a água misturados e espere formar um xarope de caramelo. Espere esfriar.
Junte o soro do kefir com o leite, acrescente o açúcar de baunilha, o xarope de caramelo e esprema perto da superfície do líquido a casca de laranja. Quando você aperta a casca, as células se rompem, deixando escapar vapores do óleo perfumado. Misture bem e sirva bem gelado.

O soro do kefir de leite 
* Se não tiver kefir, pode comprar pelo Mercado Livre ou procurar listas de doadores perto de você (infelizmente não tenho mais como atender as pessoas que querem - mas já fiz minha parte doando a centenas de pessoas - espero que elas também tenham se tornado doadoras. O que faço agora é trocar por mudas frutíferas já produzindo ;)

Para saber mais sobre o kefir, veja estes dois links e outros mais, procurando pela palavra chave kefir aí no campo de buscas:
http://come-se.blogspot.com.br/2007/06/receitas-com-kefir.html
http://come-se.blogspot.com.br/2009/03/bolinhas-de-kefir-no-azeite.html





27 comentários:

  1. Olá, Neide!

    Que demais essa receita. Ontem mesmo tinha jogado fora um monte de soro de kefir. Uma pena.

    Aproveitando o espaço do comentário, quero relatar que adotamos o detergente de casca de laranja aqui em casa e que ele funciona bem como desengordurante.

    Fiquei com uma dúvida. Posso extrair o óleo da casca naquele espremedor manual de limão?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Que demais isso, Neide! O sabor de Yakult é do tipo ame ou odeie. Eu odiava e só há algum tempo comecei a gostar, sei lá por que. Eu ainda não tenho uma "criação" de kefir, mas quando me arriscar, vou tentar essa receita, com certeza. Hoje resolvi começar um levain, vamos ver se dou conta :)

    ResponderExcluir
  3. Ah, como não amar uma pessoa tão generosa, disposta a explicar, orientar, alguém de "utilidade pública" [hehe]?? Abração, tudo de bom a cada dia pra vc!! E vamos à receita!
    Clarice.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Neide, olha, tenho uma (pequena) criação de kefir, já há uns 2 anos anos, e o problema é este: a criação continua pequena; alimento [crio?] os kefirezinhos com água e mel, como minha filha pediu, mas não existe a reprodução; que faço, passo pro leite?... Luís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o kefir de água eu alimento com açúcar mascavo, passas de banana ou melado. E eles crescem bastante.

      Excluir
  5. Oi Neide, onde arrumo kefir, fiquei com desejo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moro na zona leste de são Paulo, e tenho uma colônia de Kefir, se ainda precisar me procure no Facebook.

      Excluir
  6. na década de 80 eu fazia iogurte com uns "bichinhos" que eu cultivava: um pouco de leite e no dia seguinte tinha o iogurte pronto... doei para algumas pessoas e às vezes tinha que jogar fora, porque o iogurte ficava ácido demais. não me lembro como consegui os "bichinhos de iogurte" (era assim que chamávamos) e agora me vejo procurando os tais grãos para comprar, sem saber que são os meus "bichinhos"... vou tentar conseguir...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure no face por doadores de kefir.tem um grupo com pessoas de vários estados que doam. Consegui os meus por lá

      Excluir
    2. Eu tenho kefir de leite 0ara doar.

      Excluir
  7. Oi Neide,
    obrigada pela dica. Adorei a sua receita.
    Tenho algumas dúvidas. Como retirar o soro do Kefir?
    Ele não é o mesmo que sai quando fazemos a coleta diária?
    O seu kefir é de água ou de leite?

    obrigada pela sua generosidade, adorei a receita do doce de batata roxa com coco.

    abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, precisa coar o iogurte que foi produzido de um dia para o outro, pode ser num filtro de café por 2 dias na geladeira, vc vai o soro e um cream cheese fresquinho, o soro vc fazo yakult, o cream cheese é só adicionar um pouco de sal

      Excluir
  8. Claudia,
    veja a foto e os links que estão no post. Lá você vai ter resposta para todas as suas dúvidas. Um abraço,n

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Comprei kefir no mercado livre assim que vi sua publicação, ele já está a todo vapor. Sempre quis ter e finalmente chegou a hora.
    A questão é a seguinte, crianças pequenas (1 ano e 6 meses) podem consumir batido com uma fruta e sem açúcar, mesmo mamando no peito?
    Obrigada, Vah

    ResponderExcluir
  10. Vah,
    que bom que agora tem kefir. Quanto à criança, eu não sei te responder com certeza. Mas acredito que não tenha problema algum.
    Um abraço,n

    ResponderExcluir
  11. Que ótima dica Neide! Eu consumo kefir já há algum tempo mas eu enjoo de consumi-lo ás vezes. Fico dias, meses sem fazer nada com ele. Muito boa essa variação. Vou prova-la com certeza!

    ResponderExcluir
  12. Neide,
    Amei encontrar sua receita!
    Não tinha os mesmos ingredientes. Eu bati o soro de kefir com tâmara e depois coei. Coloquei essência natural de baunilha, o oléo da casca como vc ensinou e o leite.
    Fiquei surpresa com o resultado! Muito bom!
    Um abraço,
    Cacilda Dall'Oca (Dicas Naturebas)

    ResponderExcluir
  13. Como que faço para fazer o soro de kefir

    ResponderExcluir
  14. Fiz do jeito que você fez, ficou excelente!!!

    ResponderExcluir
  15. Acabei de fazer com leite integral e essência de baunilha e limão. Ficou uma delícia

    ResponderExcluir
  16. Olá Neide,adorei a receita,fiz e gostei do resultado,obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem? Posso fazer a receita com soro de coalhada? Obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Por favor só esclarecer uma dúvida.
    A laranja só espreme a casca, só isso ?

    ResponderExcluir
  19. Ei Neide, tudo bem/
    Sou fã do seu blog e já me arrisquei em refazer algumas de suas receitas. Dessa vez tentei recriar esse Yakult, mas, assim que o soro do kefir entrou em contato com o leite, este talhou.
    Tentei por duas vezes, em ambas usando leite da roça. O que pode ter dado errado? Amo Yakult e a sua receita parece ser perfeita.
    Desde já agradeço.
    Jacqueline

    ResponderExcluir
  20. Estou consumindo o Kefir de Leite e estou tento ótimos benefícios para a minha saúde.

    Vale muito a pena consumir esse maravilhoso probiótico.

    ResponderExcluir
  21. Olá Neide,
    você acha que é possível fermentar leite de soja usando yakult (o comprado na loja mesmo)?

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide