sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Desengordurante ecológico feito instantaneamente com cascas de laranja

Desde que descobri esta solução, estava com uma vontade louca de compartilhar as maravilhas dos resultados, mas tive cautela, experimentei muitas vezes até provar que realmente funciona.

Tudo começou quando minha amiga Sônia me deu dois tipos destes desengordurantes (veja no site, são muito bons, naturais e eu recomendo) feitos a partir do óleo da laranja, rico em terpenos, especialmente o d-limoneno que age como solvente e ainda é cheiroso. O detergente não faz espuma, portanto não precisa de muito enxague. E o perfume que deixa na cozinhas é um agradável cítrico que combina com comida. A louça enxaguada não fica com cheiro, mas se ficar, é cheiro de limão e de laranja.

Bem, há alguns dias fiquei usando o líquido e pensando...E se triturasse as cascas de laranja e usasse diretamente? Será que daria no mesmo? E ainda economizaria.  Já tinha visto desengordurantes feitos com casca de cítricos, mas deixando em infusão em vinagre ou álcool e tem que esperar alguns dias pra ficar pronto. Ainda assim o vinagre não perde o cheiro forte apesar do cítrico.  E de qualquer forma você tem que comprar algo, álcool ou vinagre. Aliás, há vários desengordurantes caseiros e todos eles você tem que usar produtos químicos comprados, como bicarbonato, amoníaco etc.

Antes

Depois
Neste caso, não. Seria só a água e o descarte da laranja chupada ou usada no suco. Bati, então, a casca de uma só laranja com água suficiente para o aparelho funcionar - algo como 1 xícara de chá. Coei e usei para limpar uma parte esquecida e engordurada do armário e o exaustor. Peguei um pano seco, umedeci com a solução e passei. Esfreguei só um pouco e a gordura se dissolveu.  Aí me empolguei e comecei a limpar fogão, lavar tuperwere engordurado, lavar toda a louça. Incrível!

Como estava muito envolvida emocionalmente com a descoberta, fiz mais solução com outra casca e dei pro marido lavar a louça do jantar. Coloquei o líquido amarelo numa bacia e pedi pra ele ir molhando ali a bucha e lavando pratos, panelas e talheres. No começo ele estranhou porque não fazia espuma. Por fim, lavou toda a louça sem usar detergente ou sabão. Ótimo, disse eu, assim podemos recolher toda esta água e jogar direto na terra pra regar as plantas, já que o óleo estará bem diluído e o resíduo é natural.  Quem sabe assim não vamos diminuir aquela espuma toda que chega pelo Rio Tietê na cidade de Pirapora do Bom Jesus?

Esta solução pareceu tão óbvia que saí a procura de mais informações, se alguém já tinha feito e divulgado. Não encontrei nada além das soluções com vinagre ou álcool, por isto apelidei a mistura aqui em casa de "Solução Kitcheneide" (qualquer semelhança com minha ajudante-mor na cozinha, a batedeira Kitchenaid, não é mera coincidência).  Mas você chama do que quiser. O importante é que faça a mistura e use no canto mais engordurado da cozinha e depois me conte.  Laranja e liquidificador todo mundo pode ter facilmente na cozinha.

Ah, acho que é melhor usar no mesmo dia. Porém, deixei uma mistura num vidro durante três dias e ela ainda estava ativa. O que acontece é que pode fermentar um pouco. Também não sei se as mãos que entraram em contato com esta mistura não possam se queimar se forem expostas depois ao sol se não forem bem enxaguadas. O melhor, na dúvida, é usar luvas. Eu não usei e vivo tomando sol depois de lavar louça. Não aconteceu nada.

E aí, tem laranja na sua cozinha? Faça o teste agora mesmo e verá o quanto poderá economizar num ano sem comprar detergentes - ou pelo menos desengordurantes potentes e tóxicos; o  tanto de espaço que vai poder liberar no armário da sua dispensa; o tanto de espumas e produtos contaminantes que deixará de mandar para os rios. E assim por diante...



Como fazer:  lave bem a laranja a ser usada, descasque tirando preferencialmente a parte colorida e bata esta casca no liquidificador com água suficiente para bater. Bata até triturar bem. Coe em peneira ou pano e use para lavar louça e limpar gorduras em geral. (ou limões de todos os tipos). Guarde em vidro por até três dias (talvez dure mais, precisamos testar - alguém se habilita?)

O resíduo que sobrar no pano pode ser colocado em composteira (acho que não no minhocário caseiro), secar e ir para a terra ou, se estiver usando laranja orgânica, colocar na massa de bolo, pois ainda tem pectina e aroma.  Boa sorte!

Nota: aquela solução contra pulgões que fiz à base de folhas de mamão verde, será estudada por uma universidade. Está aqui outra dica de iniciação científica para alunos de química, economia doméstica, meio ambiente etc. A natureza agradece.

40 comentários:

Guilherme Ranieri disse...

Neide, aqui em casa usamos essa solução de cascas há um bom tempo, e de fato ela funciona. Inicialmente era uma tentativa de extrair o óleo da casca de laranja e tangerina, mas como não ficou grande coisa virou produto de limpeza. Com a casca da laranja-amarga, aquela de fazer doce, fica um perfume dos deuses. Vamos enchendo de cascas uma garrafa de álcool 90º e fica curtindo até acabar o álcool. É fantástico. Aquele tira-grude tem o mesmo princípio ativo da casca da laranja e do limão, eis a sacada da indústria. Linda idéia! Gui

mjulia.back@gmail.com disse...

Vou apresentar essa idéia para minha cunhada que tem uma alergia muito forte aos produtos de limpeza.

Anônimo disse...

Muito obrigada pela dica! Uma autêntica aula de economia e sustentabilidade! Bom final de semana pra todos! Celina.

Anônimo disse...

Ah, você é demais!!! Cada vez que entro aqui recebo uma aula completa.
Vou testar e depois te conto, mas é certo que será sucesso... a solução anti-pulgão de folhas de mamoeiro foi usada uma única vez e nunca mais os bichinhos se atreveram a atacar minhas plantas.
Grata por compartilhar sua sabedoria!
Beijos, Cris Yumi

Vera disse...

Neide,
É uma boa dica para restaurantes e lanchonetes, em especial os que servem suco natural, pois diminui a quantidade de cascas que vão para o lixo.
Deve facilitar a limpeza das chapas de frituras e coifas. Vou passar a dica para o restaurante que tem em frente à prefeitura e depois te conto do resultado.
Abraços. Vera

Unknown disse...

Oi, Neide!

Vou usar amanhã, porque já não há louça a lavar e fico grata por sua dica, já que estou alérgica até a minha sombra!

beijo,

adelia

Cristine B. Lobato disse...

A solução que você divulgou contra pulgões matou até as cochonilhas da minha plantinha!!! Vou testar essa da laranja! :)

rickthefreak disse...

Será que posso bater o bagaço no liquidificador tbm??

Vera disse...

Neide, funciona!
Almocei, descasquei uma laranja, tracei a dita cuja de sobremesa, bati a casca no liquidificador e usamos para lavar a louça.
Pratos, talheres e copos limpíssimos, sem gordura. Quem lavou foi minha irmã que disse que além de tudo as mãos ficaram macias.
Aprovado!
Em dia de feijoada vai ser uma ótima desculpa para fazer caipirinha rs rs
Obrigada pela dica.

juliana disse...

Neide Rigo, sou sua fã!

Anônimo disse...

Neide, adorei a receita. Já havia visto no Blog Panelas de Capim, pode ser um bom contato para você. Aqui está o Link.
Parabens pelo seu trabalho.
http://panelasdecapim.blogspot.com.br/2013/04/por-que-fazer-produtos-de-limpeza-e-uma.html#.Vm7UVNIrKt8

Neide Rigo disse...

Anônimo, obrigada pelo link. Não conhecia. A diferença é que o dela é fermentado, feito com limão, leva álcool e é usado como desinfetante. Este é instantâneo, leva casca de laranja (pode ser limão também, mas laranja rende mais)e é usado não como desinfetante (acho que não tem poderes para isto) mas como solução desengordurante, um detergente pra lavar louça e limpar cozinha. Mas gostei de saber.

Um abraço,n

Leticia Cinto disse...

Testei aqui com casca de limão e deu muito certo. Agora é só entrar na rotina. Tomara que isso se espalhe e aquelas imagens da espuma em Pirapora fiquem no passado. Deve ser útil para fazer a limpeza de rios ou outros lugares após derramamento de óleo. O lindo é que é a utilização de um resíduo que acabaria indo pros aterros porque, se não me engano, não é aconselhável compostar cascas de laranja e limão, pelo menos usando minhocas né?

Leticia Cinto disse...

Testei aqui com casca de limão e deu muito certo. Agora é só entrar na rotina. Tomara que isso se espalhe e aquelas imagens da espuma em Pirapora fiquem no passado. Deve ser útil para fazer a limpeza de rios ou outros lugares após derramamento de óleo. O lindo é que é a utilização de um resíduo que acabaria indo pros aterros porque, se não me engano, não é aconselhável compostar cascas de laranja e limão, pelo menos usando minhocas né?

Anônimo disse...

Ótimo Neide, estou farta de limões porque a árvore da minha irmã não para de dar. É muito suco de limão e muita casca que sobra! Vou tentar!

Anônimo disse...

Ótimo Neide, estou farta de limões porque a árvore da minha irmã não para de dar. É muito suco de limão e muita casca que sobra! Vou tentar!

Anônimo disse...

Será que serve para lavar roupas? Janete.

Olivia disse...

Neide,

Usei casca de limão batida com um pouco de água e usei pra limpar o chão da cozinha e funcionou muito bem tb!

òtima ideia, parabéns!

Regina Bolico disse...

Neide
Adorei a ideia, de fato tudo o que li sobre o assunto na internet envolvia álcool ou vinagre. Puro eu nunca tinha visto. Vou fazer a experiência e depois te conto. Sou fã do perfume de laranja, seguidamente faço uma espécie de "defumação" para perfumar o ar da casa, que foi uma ideia que aprendi num blog estrangeiro, que é pegar as cascas secas da laranja, colocar num recipiente de metal, umedecer levemente as casquinhas com álcool e jogar um punhado de açúcar por cima, acender o fogo e deixar queimar. Segundo explicações o açúcar queimado misturado com o ácido cítrico da laranja intensifica o perfume. A minha irmã já diz que afasta as "energias ruins", mas eu faço pelo perfume mesmo.
Eu tenho um blog ambiental, o Ambiente de luz onde tenho algumas publicações sobre laranja. Depois que eu fizer a experiência que aprendi aqui no teu blog, vou relatar e colocar o link do teu blog para o pessoal saber mais. Um abraço!

monicantunes disse...

Meu marido e eu tomamos limão em jejum...
Tenho tanta dó de jogar as cascas no lixo...
Vou fazer amanhã!!!

Anônimo disse...

Grande Neide! Sempre nos surpreendendo! Me diga uma coisa, se na fórmula do suco de folha de mamão você usa o sabão para "quebrar" a barreira de gordura da pele dos bichinhos facilitando assim a ação da papaína, e se o suco da casca da laranja é usado como desengordurante, não poderíamos então usar numa mesma fórmula a casca de laranja batida com a folha de mamão? Obrigado !
Venâncio

Neide Rigo disse...

Venâncio,
depois de muito usar o suco de mamão, percebi que não precisa de sabão nenhum. Talvez o óleo da laranja queime as folhas. Tem que testar. Obrigada pela sugestão.
Um abraço,n

Unknown disse...

fiz o desengordurante com a casca de uma laranja e limpei o azulejo perto do fogão (engorduradíssimo) e o foreman... como não usei a casca na hora, deixei numa vasilha com água para não secar, só triturei no dia seguinte e funcionou do mesmo jeito... adorei!

Fabiane disse...

Vim aqui so pra compartilha o comentario de que fiz e com uma casca limpei o chao da cozinha da sala do corredor e dos quartos. Fiquei tão emocionada que meu companheiro se espantou em me ver feliz limpando a casa e amanha é a vez dele testar usando pra limpar o banheiro... Quero ver se nao vai se emocionar tambem! Um abraço

Escrevivências de uma Mulher Preta disse...

Eu vou fazer. Pq gostoda cozinha limpa e cheirosa e adoro as dicas fáceis e baratas que você dá. Eu sempre curto sua página e aprendo muito. Gostaria, se possível, que você mandasse uma dica de produto para tirar o cheiro de cachorro, pois tenho 3. Obrigada querida que as Deusas te protejam.

Escrevivências de uma Mulher Preta disse...

Eu vou fazer. Pq gostoda cozinha limpa e cheirosa e adoro as dicas fáceis e baratas que você dá. Eu sempre curto sua página e aprendo muito. Gostaria, se possível, que você mandasse uma dica de produto para tirar o cheiro de cachorro, pois tenho 3. Obrigada querida que as Deusas te protejam.

Adriana Christo disse...

Olá, Neide!
Muito agradecida pela dica. Fiz aqui em casa hoje com a casca de uma laranja e amei o resultado!
Como testei numa panela que tinha sido usada para fritura, também usei o bagaço na esponja e limpou muito mais fácil que com outros produtos. Além disso, ficou um aroma tão bom na panela e na pia!!! 👏🏻👏🏻👏🏻
Na próxima experimentarei com a casca do limão.

Anônimo disse...

Vc poderia fazer um video preparando e postar no youtube?
É que não entendi direito. Triturar casca de laranja? A parte colorida? Aquilo é oleoso. Como pode tirar gorduras? Fico com minha mão deslizante depois que espremo laranja ou limão.

Unknown disse...

Que legal! Adorei a dica! Eu acabei de testar uma solução de vinagre, casca de laranja e água, batidos no liquidificador. Tinha deixado umas duas semanas curtindo. O quarto ficou bem limpo, mas queria testar sem o vinagre. Adorei o post! Obrigada pela super dica!

Flávia disse...

Bacana Neide! Será que alguém testou em máquina de lavar louça?
Vou tentar usar para limpeza das bancadas, o cheirinho deve ser muito melhor que álcool com citronela kkk

Larissa Bittencourt disse...

Nossa que receita maravilhosa .vou fazer e testar. Ótima alternativa ecológica .grata por compartilhar .

Unknown disse...

Excelente... adorei.. obrigada por compartilhar!!!!

Marcos disse...

Obrigado!

Unknown disse...

Adorei a dica tenho um pote c cascas de laranjas p fazer um desengordurante que vi no YouTube,mas vou fazer agora mesmo essa receita que vc passou.depois um te conto os resultados.obrigada Neide por compartilhar com a gente a sua sabedoria.parabens um grd bj

Unknown disse...

Meu nome é Bete Alves

Unknown disse...

Vi certa vez uma receita com cascas de cítricos e água, apenas isso. Ir colocando as cascas em uma garrafa até completar 60% do recipiente e então completar com água, deixando um pequeno espaço para a fermentação. O processo dura 30 dias e é preciso abrir a tampa diariamente para o gás sair. Serve como detergente, desengordurante e até shampoo. Fiz aqui em casa fazem 4 dias e estou esperando, o cheiro não é perfumado mas tbm não é ruim, curiosa e ansiosa pra testar! Obrigada por sua dica! Viva o natural, nosso planeta agradece!

Instituto Unitario del Centro disse...

Peguei um pano seco, umedeci com a solução e passei ver en repelis. Esfreguei só um pouco e a gordura se dissolveu.

Mariana Amoroso disse...

Neide ... ainda segue usando essa receitinha?
Ou já rolou alguma atualização dela???

Abraço!

Netrixe disse...

Vou fazer. Como laranja de sobremesa todos os dias. Obr

AMSG disse...


O meu método é muito simples. Uso um frasco grande que vou enchendo com cascas novas e retirando as mais antigas, acrescentando água à medida que vou gastando. Ocasionalmente adiciono uma pouco de sal e de vinagre, para combater eventuais microrganismos nocivos. O resultado é um líquido ligeiramente oleoso, com cheiro cítrico suave e travo ácido. Uso este sistema há mais de um ano e, aparentemente, este ciclo pode funcionar indefinidamente.