segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Vamos começar a fazer o fermento para o panetone?

Se você quer fazer seu próprio panetone com fermento natural e sabor natural para o Natal, comece já a fazer o fermento. 

Misture 50 g de farinha e 30 ml de água ou faça uma bolinha com estes valores aproximados. É uma bolinha que você consiga enrolar na palma da mão. Coloque numa jarra e cubra com água. Amanhã, jogue o excesso de água fora e retire a bolinha que estará toda se desmanchando. Para recompô-la, junte mais farinha, amasse bem e enrole de novo na palma da mão. Cubra de novo com  bastante água limpa. E proceda assim até que a bolinha boie. Depois eu continuo. 

Se quiser ver até o final, vá ao post, onde eu ensino como ficará o levain.  E se quiser ver a cara do panetone, a receita com fotos está aqui. Já pode ir providenciando os ingredientes. Na sexta-feira a gente faz.

Por enquanto, só precisa de um pouco de farinha de trigo e água. No final de três ou quatro dias a depender da temperatura ambiente, a bolinha subirá assim: 


12 comentários:

Diego Manoel disse...

Eu fiz só p ver como ficava, em dois dias já estava boiando, não se foi pelo calor de Recife, mas achei bem rápida a fermentação.

Raquel Benjamin disse...

Neide, nunca consegui fazer o levain. sempre deu errado. vou tentar novamente, agora sob sua orientação! Uma pergunta: a jarra de água tem que ficar em algum lugar abafado?

Neide Rigo disse...

Diego,
pois é, se a temperatura ambiente está quente, vai rapidinho.

Raquel, vai ver como é simples.

Um abraço,
N

Patricia disse...

oi,Neide,quero saber que farinha usar,pode ser de trigo comum,tipo Dona Benta,Sol,LIli??ou tem de ser farinha de trigo especial ,orgânica,integral ou algo assim?Porque eu ,seguindo passos daqui mesmo do blog,tentei fazer,e nunca fermentou,não sei o que deu,a massinha estragava e nunca fermentava...que pena,mas quero tentar de novo...fico no aguardo,desde já,agradeço pelas otimas informações que sempre encontro por aqui,além das belas histórias!

Patricia.

Unknown disse...

Estamos com parceria com o google para indicação de lojas virtuais no ramo de réplica de relógios, trabalhamos nesse mercado a mais de 10 anos, somos pioneiros nesse mercado e todas nossas réplicas são importadas de miami com qualidade AAA em réplica rolex, réplica tag heuer, réplicas invicta entre muitas outras grifes relojeiras, réplicas perfeitas, dúvidas? acesse nosso blog Réplicas de Relógios SP e tire todas suas dúvidas

Neide Rigo disse...

Patrícia, pode ser farinha especial de preferência orgânica. Não sei se você deu sequência aos posts da semana passada, mas eu falei sobre isto neste aqui: http://come-se.blogspot.com.br/2014/12/vamos-continuar-fazendo-o-levain-para-o.html
Talvez o que chama de estragado seja o próprio fermentado. Será? Boa sorte!

Um abraço,n

Ana Rosa disse...

Decidi fazer meu levain anteontem, ontem a noite qdo fui alimentá-lo ela já havia subido (24h), mesmo assim alimentei-o e recoloquei na água, em 4h ele subiu novamente transbordando. Agora estou assustada sem saber como proceder com meu monstrinho, rs.

Anônimo disse...

Esta simpatia vai deixar o homem que você gosta, seja ele casado, solteiro ou desquitado, caidinho por você. Ele vem de joelhos pedir para que você fique com ele e vai aceitar qualquer proposta, pode ser por uma noite e até um casamento. Faça e veras o resultado:
(Coloque so as iniciais dele nos pontinhos)
Debaixo do pé esquerdo, escreva o nome dele.
Repita três vezes:
Debaixo do meu pé esquerdo eu te prendo (L.A.S.B) , eu te amarro(L.A.S.B), eu te mantenho (L.A.S.B) pelo poder das 13 almas santas e benditas e por Sao Cipriano, você vai ficar apaixonado por mim (L.A.S.B)
e confessar o seu amor por mim.
Que você (L.A.S.B) so tenha pensamentos, olhos, coraçao, amor, desejos, tesao, admiraçao, respeito, carinho, paz e realizaçao sexual comigo (L.A.S.B)
Que você seja um amante fiel, dedicado e completamente apaixonado por mim (M.B.M.S). Assim eu quero, assim sera feito, assim ja esta feito, Amém.
Publicar 4 vezes essa oraçao
(!!!!!forte para amarrar!!!!!!!!alguém)
simpatia infalivel, porém nao se pode voltar atras

Responder

Roger disse...

Olá, Neide!

Qual o tipo de farinha que você usa pra preparar isso?

GeorginA disse...

Poderosos feitiços de magia negra e rituais de vodu. mude sua realidade atual com Magia Negra. amor, saúde, sucesso e proteção. entre em contato com o Dr. Obodo via
e-mail: templeofanswer@hotmail.co.uk
Telefone / Whatsapp: +234 8155 42548-1

Instituto Unitario del Centro disse...

Para recompô-la, junte mais farinha, amasse bem e enrole ver en repelis de novo na palma da mão. Cubra de novo com bastante água limpa

Ben disse...

Uau, é bom estar de volta com meu ex novamente, obrigado Dr. Ekpen pela ajuda, eu só quero que você saiba que está lendo este post, caso você esteja tendo problemas com seu amante e esteja levando ao divórcio e você não quer o divórcio, o Dr. Ekpen é a resposta para o seu problema. Ou você já está divorciado e ainda deseja que ele entre em contato com o Dr. Ekpen, o lançador de feitiços agora (ekpentemple@gmail.com) e ficará feliz por ter feito isso