quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Fritada de tudo

Com uns pedaços de quiabos crus e pimenta. Boa pra repetir
Estou prestes a ir pra cozinha preparar meu almoço amalgamando em ovos tudo o que encontrar de bom na geladeira. Claro, minhas fritadas nada têm a ver com aquela deliciosa e verdadeira tortilla da amiga espanhola Chus, cujo passo a passo mostrei aqui.  Mas posso dizer que ovos bem temperados e dourados na frigideira com azeite tornam deliciosos até pedaços de papelão envoltos com ele. Não é o caso dos ingredientes que uso - geralmente sobra ou pequenas porções de alimentos preparados ou de legumes que escolhi comprar ou colher. Então, não tem como ficar ruim.

O bom das tortillas, fritadas ou omeletes é a praticidade quando se come só. Não gosto de esquentar comida no microondas, que nem na cozinha fica. Por isto, se tenho pouco tempo e diversidade de poucos ingredientes, faço fritada. É um jeito de agrupar tudo ali, incluindo arroz e salada. Até de pizza já fiz. Não é sabor pizza (alguém disse que queijo, tomate e manjericão tem sabor pizza), é de sobras de pizza mesmo.

Se prefere macarrões instantâneos para a hora de comer na solidão, tudo bem, respeito. Porém, tenho certeza que no dia em que descobrir que pode fazer fritadas de tudo e muito mais não vai querer outro tipo de prato único.

Bata uns dois ovos, tempere com sal, pimenta-do-reino, cebola (a cebola, você pode fritar antes no azeite e sobre ela despejar os ovos com os outros ingredientes) e ervas. Junte aí o que tiver sobrando: espinafre refogado, quiabos crus, purê de batata frio, vagens cozidas no vapor, pedaços de queijo, tomate, folhas murchas, restos de salada, arroz, feijão, macarrão, azeitonas, cogumelos, alcachofras, palmitos etc. Se tiver uma omeleteira fechada, ótimo, fica fácil de virar. Se não, é só virar no prato e voltar pra frigideira. Coloque um pouco de óleo na frigideira, deixe esquentar bem e despeje a mistura. Abaixe o fogo e deixe cozinhar até a superfície começar a coagular. Vire no prato (se não estiver usando a omeleteira), coloque mais um pouco de azeite na frigideira e deixe a fritada escorregar pra dentro dela com cuidado. Frite mais alguns minutos para dourar. Coloque num prato com ou sem salada e nhac. Veja no post da tortilla da Chus uma boa técnica para fritar uma tortilla.

Aqui, alguns improvisos que nunca serão repetidos:

Sobras de purê e molho de tomate
Deixe os pedaços de purê sem desmanchar 
De batatas não fritas mas cozidas no vapor 
De mandioca. Fritei as cebolas antes 
Fritada de mandioca 
Esta seria só de arroz com alface americana crua

Mas lembrei do molho de ervas, presente do amigo Fernando, do queijo
que trouxe de Tiradentes, da cebola roxa, etc.
E virou uma tortilha deliciosa 

Com tudo. Nhac! 


Um comentário:

Guilherme Ranieri disse...

O de pizza eu sempre faço e todo mundo adora. A idéia soa como sendo aquelas invenções malucas que reaproveitam coisas existentes, como "lasanha de miojo", mas o resultado é impecável. Eu adoro, sempre sobra uma fatia da pizza de sexta que vira minha janta solitária de sábado.