terça-feira, 1 de julho de 2014

Cena marajoara: mingau de banana sapo


No outro dia, guardado em geladeira, o mingau estará mais firme e lembrará
ainda mais mingau de aveia 
Ontem, falei do mingau do Marajó e aqui deixo a receita da Dona Jerônima Brito. Coco por ali tem em abundância, então sua comida é sempre perfumada com leite de coco. Os mingaus não são doces, mas neutros, bem herança indígena. Nada de leite condensado, creme de leite. É coisa simples. Um pouco de açúcar ou mel, um pouco de sal e água, leite ou leite de coco. Se quiser, cabe uma colherada de manteiga, para derreter sobre a superfície quente e abrir ainda mais o apetite como primeira comida do dia, forte, substanciosa, mas delicada no trato e contato, no escorregar visguento pela garganta com a fome da manhã.  
Tapioca, pupunha, canjica, banana, tudo vira mingau. E aqui dona Jerônima usou a banana sapo, conhecida em outros cantos como banana figo, banana pão, couruda ou, como se diz em Goiás, banana marmelo (já falei dela aqui).  É boa para se comer cozida, frita ou assada. Se estiver madura, pode ser apenas amassada ou passada no liquidificador com o leite de coco para o mingau. Neste caso, deve ir mais banana ou menos leite, pois o amido se transformou em açúcar, que não engrossa.  E, claro, menos açúcar, pois já estará doce. Mas com a banana verde, o amido fará o mingau engrossar rapidamente. E é preferível ralar grosso, deixando o creme com textura de mingau de aveia. 

Mingau de banana sapo. Por Jerônima Brito

A receita da Dona Jerônima é simples: 3 bananas verdes raladas, 3 litros de leite de coco, 3 colheres (sopa) de açúcar, 1 pitada de sal. Coloca a banana com  um pouco de leite de coco, o açúcar e o sal no fogo e vai cozinhando sem parar de mexer. À medida que vai engrossando, vai juntando mais leite de coco. Quando todo o leite tiver sido incorporado e o mingau estiver cremoso, está pronto. Cerca de 20 minutos de cozimento. Rende umas 8 porções.  



Verdes ou maduras podem ser usadas no mingau 
A banana verde  ralada 
Mexe sem parar 

Se parar de mexer, o leite de coco talha 
E nhac!

2 comentários:

juju gago disse...

oi Neide,
morri de vontade. se não tem banana sapo dá pra fazer com qualquer outra? quer dizer, vai funcionar?

abraço,

Ju

Neide Rigo disse...

Acho que vai, Ju!
bj,n