quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Spätzle de ora-pro-nobis, cem por cento vegetal

Outro dia falei num post sobre um spatzle vegano que fiz para o Henrique, que faz aikido com o Marcos.  Improvisei na hora, substituindo o ovo, que deixa os nhoquinhos mais macios, por 50 g de inhame cru, que tem mucilagem parecida com a clara de ovo. Usei ainda, para dar sabor, mandioquinha cozida. Ficou bem gostoso e não deu pra sentir a falta do ingrediente animal. Bati tudo no liquidificador antes de juntar a farinha de trigo.

A leitora Flavia é vegana e me me pediu nesta semana a receita.  Não uso mais fórmula certa pra fazer spatzle, de tanto que faço. Mas tenho uma regra básica. Coloco um ovo (ou, desde o spatzle vegano, 50 g de inhame/ taro e acho que funciona bem com cará também) numa xícara de 240 ou 250 ml. Encho a xícara com água e bata no liquidificador. Se quiser, antes da água, junte um pouco de algum vegetal cozido. Aí é só passar para uma tigela, juntar sal, noz moscada se quiser, e farinha até a massa ficar bem grudenta. Quando vou usar legumes ou folhas, e quase sempre uso, coloco na xícara, antes do ovo - no máximo meia xícara, bem apertado. Pode ser abóbora, cenoura, beterraba, mandioquinha, batata, mandioca, taioba, trapoeraba, folhas de cenoura, ora-pro-nobis, folhas de batata-doce, espinafre etc. Sempre cozidos e espremidos.  Coloco por cima um ovo e completo a xícara com água. Bato no liquidificador e procedo como o outro, adicionando farinha e tempero na tigela. Não tem erro.

Desta vez, para fazer o vegano, resolvi usar outro ingrediente também mucilaginoso, a ora-pro-nobis, aproveitando o momento em que ela desponta no meu quintal em brotos avermelhados lindos. Cozinhei algumas folhas em água fervente por cerca de 1 minuto, escorri, coloquei na xícara até a altura de 1/4 do seu volume (poderia ser mais, mas não quis arriscar porque estavam muito avermelhadas as folhas que tinha aqui e eu queria um spatzle verde). Completei com água e bati no liquidificador. Passei para uma tigela, temperei com sal - 1 colher (chá) rasa -, e uma pitada de noz moscada. Juntei farinha e fui mexendo até que a massa ficasse bem liguenta. Usei 200 g de farinha - mas pode variar dependendo de quanto de ora-pro-nobis quiser usar. Para saber o ponto, pingue um pouco da massa na água fervente. Se o nhoquinho subir à superfície e estiver com consistência firme, está bom. Se a massa está mole demais, os nhoquinhos poderão ficar muito molengos. Esta quantidade, feita com uma xícara de água com legumes ou só água e ovo, rende mais ou menos duas porções. Até três dependendo do molho ou do acompanhamento.

Ora-pro-nobis cozido por um minuto

Se não tiver ou não quiser sujar liquidificador, é só picar finamente
A massa fica densa assim
Tem que cozinhar em bastante água fervente

Com uma escumadeira, tire os nhoques à medida em que sobem à superfície
Cozinhe em água quente, usando o instrumento próprio para fazer spatzler. É só ir pingando. Quando os nhoquinhos subirem à superfície, tire com uma escumadeira. Se você não tem este instrumento de fazer spatzle, pode comprar aqui ou ali. E se não está a fim de gastar, improvise um como mostro nestes dois posts: um tosco feito por mim e outro feito a partir de uma frigideira pelo Marcos, super bem acabado. Ambos podem ser feitos sem gastar dinheiro.  Já estou pensando em outro modelo feito com lata de goiabada...

Para o molho, pode ser qualquer um vegano, como um simples molho de tomate.  Refogue alho picadinho em um pouco de azeite. Junte 2 tomates grandes e bem maduros picados, tempere com sal e orégano e deixe cozinhar até apurar. Acrescente bastante manjericão fresco, desligue o fogo, coloque sobre os inhoquinhos e nhoc, digo nhac.

Mas o que fiz foi refogar uma cebola fatiada em um pouco de azeite até que começasse a dourar. Juntei  pedaços de pimenta dedo-de-moça sem sementes, umas folhinhas de ora-pro-nobis e outras de manjericão. Chacoalhei a frigideira, joguei aí os nhac, digo inhoques, e nhac.

O do meio, com ovo. Os outros dois, veganos (um de ora-pro-nobis e
o outro de inhame com farinha integral)
Fiz ainda outras experiências.  Preparei uma receita de spatzle comum - ovo, água e farinha -, para comparar a textura e sabor. O vegano de ora-pro-nobis não perde em nada.  Quis repetir a experiência com o inhame, mas notei que não tinha farinha branca. Usei 50 g de inhame, água para completar uma xícara, e farinha integral. Na hora ficou bem gostoso. E resistiu bem a um reaquecimento em água fervente. Só na outra vez que fui reaquecer - hoje, para fotografar com molho -, é que ele começou a ficar molengo demais. O de ora-pro-nobis e farinha branca aguentou bem os dois reaquecimentos.

Aqui, o integral reaquecido em água fervente

O integral reaquecido mais uma vez, com molho de tomate - não resistiu
Então, você pode fazer estes nhoquinhos antes, deixar num recipiente tampado e quando for comer, basta jogá-los em bastante água fervente. Joga, solta os nhoquinhos e escorre imediatamente para que ele não cozinhe demais e comece a se desmanchar. Deve durar uns três dias na geladeira. Acho tão fácil prepará-los, que prefiro fazer na hora.

Como não sou vegetariana, misturei os três, cobri com molho de linguiça
e nhoc! 



9 comentários:

  1. Outro jeito de fazer, se você não tem nenhum utensílio específico, é à moda alemã. Dá um pouquinho mais de trabalho, mas é divertido. Neste vídeo dá para entender bem.

    http://www.youtube.com/watch?v=-Y6Ga9hMm4Y

    Pode parecer complicado, mas rapidinho pega-se a prática.

    ResponderExcluir
  2. João Pedro,
    eu já fiz spatzle na tábua, mas nem se compara com a técnica mostrada no vídeo. Vou tentar e depois eu te conoto.
    Um abraço,n

    ResponderExcluir
  3. e pode esquentar os spatzle na manteiga, também, ficam gostosos mesmo quando chegam a tostar um pouco. com queijo, com molho, com ricota ou mesmo - não para veganos - depois que estiverem esquentados na manteiga, joga um ovo por cima e mistura. fica bom.

    ResponderExcluir
  4. Puxa, Neide, estou encantada com sua atenção! Vou fazer o "aparelho" e testar minhas habilidades, depois te conto.
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Neide,minha mãe me ensinou já muito pequena a fazer algo parecido. Ela chama de "clês" ou nhoque de farinha. Fazemos da mesma forma, só que molhamos a colher na água quente (com sal e óleo para não grudar) e depois na massa que fica grudenta como a sua, deixando bolinhas na água. Qdo as bolinhas sobem, tiramos com uma escumadeira e regamos com azeite e molho de tomates. Aha não reparei n filme. Verei e te digo se é a mesma coisa. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Neide, adoro ler o seu blog!
    Esse spatze é realmente mais rápido do que miojo para fazer e muito mais saboroso e saudável. Fiz aqui em cs e usei como utensílio aquele espremedor de batatas com uns furos medianos. Fui adicionando a massa com colher e espremendo. Coloquei um tantinho de couve e brócolis que tinha e pronto. Quero testar com manjericão na próxima.

    http://img.shoptime.com.br/produtos/01/00/item/111186/4/111186418SZ.jpg

    ResponderExcluir
  7. Sou vegetariana estrita (que não come ovos nem leite) e adorei a receita. Em setembro comprei uma muda de ora-pro-nobis que está crescendo lindamente, fiquei ansiosa pra fazer essa receita.
    Sobre o instrumento pra fazer o spatze, daria certo substituir por amassador de batatas?

    ResponderExcluir
  8. Sabe onde eu encontro essa maquina aqui no Brasil?

    ResponderExcluir
  9. Sabe onde eu encontro essa maquina aqui no Brasil?

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide