terça-feira, 25 de setembro de 2012

Normas sanitária para alimentos de produção artesanal familiar

Clique para aumentar

Serão três dias de debates. Portanto, caros leitores, o Come-se só volta na segunda, pois estou indo a convite do ISPN. No terceiro dia, 28 de setembro, o debate será aberto ao público. Quem estiver em Brasília, está convidado. Veja mais sobre o evento, aqui no site do ISPN: 
http://www.ispn.org.br/debate-aberto-sobre-normas-sanitarias-para-alimentos-de-producao-artesanal-familiar-e-comunitaria/

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Do trigo ao pão. Pão integral com sementes

Aquele trigo que fui ver ser colhido em Holambra foi moído no moedor elétrico de pedra que ganhei dos amigos Rui e Mariângela e virou pão. De dois jeitos, um com levain e outro com fermento biológico seco, comprado em supermercado.  A farinha foi moída grosseiramente porque não consegui ajustar o moinho para ficar mais fina, mas ficou do jeito que gosto, bem rústico.



Pão integral com sementes e levain

Desta vez, amassei tudo junto, na máquina de pão, ajudando eventualmente com uma colher de pau e deixando a tampa aberta - já que a quantidade de massa é maior que a capacidade da máquina. Usei o modo amassar que dura 1 hora e meia. Claro, que com levain, demora bem mais. Guie-se pela aparência da  massa, que deve ficar bem aerada. E isto pode levar umas 6, 7 horas. Ou menos, se estiver muito quente a temperatura ambiente.  Mas você também pode fazer tudo numa bacia, se não tiver máquina de pão.
Misturei tudo: 400 g de farinha de trigo integral moída grossa, 400 g de farinha branca, 400 g de levain reformado um dia antes, bem borbulhante, 400 ml de água,  2 colheres (sopa) de mel, 1 colher (sopa) de sal, 4 colheres (sopa) de sementes de girassol, 4 colheres (sopa) de sementes de abóbora, 4 colheres (sopa) de linhaça dourada, 4 colheres (sopa) de linhaça marrom e 4 colheres (sopa) de nozes grosseiramente picadas, 4 colheres (sopa) de castanha de caju picada (se não quiser, não use estas sementes e o pão ficará bom do mesmo jeito), 4 colheres (sopa) de manteiga. Deixei amassar bem, esperei crescer, modelei 4 pães, molhei a superfície,  rolei sobre grãos e sementes (incluí gergelim), deixei crescer novamente na forma untada e enfarinhada e assei em forno quente por uma hora.

Pão integral com sementes e passas (sem levain)

Coloque numa bacia (ou use a máquina), 1 envelope de 10 g de fermento biológico seco e despeje sobre ele 600 ml de água. Misture bem, junte 2 colheres (sopa) de mel e 1 de sal. Coloque 200 g de farinha de trigo integral moída grosseiramente e 800 g de farinha branca, aos poucos (deixe um pouco para o final). Misture bem primeiro com a colher e depois vá sovando com as mãos até formar uma massa homogênea.  Acrescente 1 punhado de sementes de abóbora, 1 punhado de sementes de girassol e outro de uvas passas. Junte ainda 8 colheres (sopa) de manteiga e misture bem, incorporando tudo à massa, usando o resto de farinha que sobrou para enfarinhar as mãos. Cubra, deixe crescer, modele 4 pães, molhe a superfície e role-os sobre sementes como linhaça, sementes de girassol e abóbora, gergelim etc, deixe crescer novamente já na assadeira untada e enfarinhada,  e asse em forno quente por mais ou menos  uma hora ou até ficar dourado e assado, com barulho oco ao ser batido com os dedos.

Nota: estes pães integrais ficam melhores depois de frio.  Se não tiver levain, comece o seu próprio. Se já tem, reforme com água e farinha  um dia antes. Ou veja aqui neste post:  http://come-se.blogspot.com.br/2012/09/pao-de-taro-inhame-e-beterraba-com.html


Mais fotos do Revelando São Paulo

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Revelando São Paulo 2012 - ainda dá tempo


Ainda dá tempo. O Revelando São Paulo termina neste domingo.
Endereço:
Parque Vila Guilherme - Trote
Entrada 1: Praça dos Trotadores, s/n
Entrada 2: Rua Chico Pontes, 1.500
Vila Guilherme, São Paulo, SP
Entrada Gratuita

XVI Revelando São Paulo