terça-feira, 16 de agosto de 2011

Laranja com canela

No sábado tivemos um jantar com o pessoal do aikido na casa da Carol, uma amiga que acaba de voltar de sua temporada de trabalho na Espanha. Aproveitou para conhecer os arredores, que incluiu Marrocos.

Enquanto eu preparava uns tentáculos de lula no azeite para comermos com pão enquanto o espaguete, preparado naquela manhã pela mãe do Eduardo, não ficava pronto, Carol me mostrou as especiarias que trouxe da viagem, entre elas uma canela muito aromática. Contou da tradição de se comer muita laranja com canela no Marrocos. Perguntei se não poderíamos fazer naquele momento. Bem, não tinha laranja, mas ela se prontificou a ir comprar na quitanda da esquina e logo o prato com rodelas grossas de laranja estava montado.  Imagino que fique muito melhor se a laranja for do tipo seleta ou bahia, mas mesmo sendo peras, ficaram ótimas, simples assim. Não demorou para o prato estar vazio, tão logo foi servido. E foi uma surpresa boa terminar assim nosso jantar coletivo em que ninguém pensou na sobremesa - embora uns pedaços de chocolate tenham surgido à minha frente em seguida às laranjas (não sei se eram da casa ou se alguém levou).

Num livro que tenho sobre cozinha marroquina, há menção às laranjas com canela e também ao hábito de se terminar uma refeição sempre com frutas frescas, o que para muito de nós é familiar (na casa dos meus pais e na minha, no dia-a-dia, sempre comemos laranjas de sobremesa). A diferença é que as frutas podem receber algum ornamento breve que não as retire do estado natural, como simplesmente a canela em pó. Laranjas ou romãs podem ainda receber umas gotas de água de flor de laranjeira e uma chuvinha de açúcar de confeiteiro. As cenouras em fios podem ser servidas da mesma maneira.

8 comentários:

Lina disse...

Olá, Neide!Adorei esta sugestão marroquina da laranja com canela. As nossas laranjas do Algarve são muito doces, devem ficar deliciosas com canela.
Beijinhos

Cae Fernandes disse...

Nunca experimentei! Parece ótimo...será minha sobremesa do jantar!!
Bjos

Menina Veneno disse...

Texto bem escrito, foto bonita, idéia interessante... Vou experimentar!

Mana Coelho disse...

Neide,
pela foto, parece que as laranjas estão com a parte branca. Pensei que assim ficassem amargas. É isso mesmo?

Neide Rigo disse...

Lina, só o nome "laranjas do Algarve", já soa tão doce...

Mana, a parte branca da laranja é rica em fibras solúveis e gostosas quando comidas com a polpa. Só conferem um pouco de nada de amargor, mas o contraste é muito bom (eu sempre como laranjas com a parte branca junto - se for a laranja Bahia, então, melhor ainda, pois a parte branca é mais macia.

Um abraço, N

Cacau disse...

Passo sempre por aqui, mas acabo por ficar no anonimato, mas lendo sobre as laranjas achei uma ótima desculpa pra comentar. Experimente as laranjas polvilhadas com aquele tradicional mix de ervas secas que chamam de "ervas finas". Uma delícia! Combina mesmo!
Um beijo!

Unknown disse...

Meu tio tem diabetes e a nutricionista recomendou comer laranja com canela pois queima calorias e tira um pouco do açucar da laranja. Ótima dica.

Unknown disse...

E como é que se faz esta receita é sólstanja as rodelas e canelz por cima?