terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Jabuticaba - a casca em compota

No penúltimo piquenique, a Priscila levou uma conserva de casca de jabuticaba, que comprou pronta, lá de Minas, se não me engano. Todo mundo ficou encantado, eu mais ainda, mas ninguém sabia como fazer. Prometi que faria assim que arrumasse jabuticabas. Comprei outro dia um quilo no Mercado da Lapa (quem tem por perto aqueles pés carregados vai achar um absurdo quando souber que paguei 10 reais o quilo - não posso nem contar pra minha mãe), porque estava curiosa. Achei receitas meio vagas como
esta, e acabei fazendo do jeito que me pareceu certo - já que ficou ainda melhor que aquela comprada.
Compota de jabuticaba
1 kg de jabuticaba madura e bem fresquinha
500 g de açúcar
Lave bem as jabuticabas, esprema uma por uma sobre uma peneira grossa apoiada numa tigela, apertando bem. Coloque as cascas numa panela, cubra com água e leve ao fogo. Deixe cozinhar por cerca de meia hora ou até as cascas ficarem macias. Junte o açúcar e deixe cozinhar de modo a ficar uma calda rala que cubra as cascas. Se precisar, junte mais água e açúcar para que as cascas fiquem cobertas com a calda.
Deixe esfriar e guarde na geladeira em vidro bem limpo. Sirva com bolos, pudins, sorvetes.
Com flã de iogurte: coloquei no copo do liquidificador 4 copinhos de 190 g de iogurte natural, 1/4 de xícara de creme de leite, 1/4 de xícara de açúcar, 1,5 envelope (18 g) de gelatina branca sem sabor diluída em 1/4 de xícara de água e derretida em banho-maria e umas 8 folhinhas de melissa (a erva que aparece enfeitando). Bati tudo até ficar bem espumoso e coei. Coloquei numa forma grande e decorada e levei à geladeira (você pode colocar em forminhas como esta que reservei para a foto ou em xícaras). Deixei por umas três horas, desenformei, servi com a compota e nhac.
Notas
Os caroços com a polpa com sobraram apertei sobre a peneira e recolhi todo o suco, que usei para fazer geleia (adicionei metade do volume dele de açúcar e levei ao fogo até chegar ao ponto de geleia - não fica muito colorida, mas fica extremamente saborosa - tanto, que o Marcos comeu tudo e não sobrou para foto). Os caroços, joguei no quintal.
As cascas também podem ser desidratadas ao sol e guardadas para fazer infusões, como já mostrei aqui.

18 comentários:

nana tucci disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
nana tucci disse...

Uma vez comi uma conserva dessa em Tiradentes (no Viradas do Largo). Nunca mais esqueci. Queroooooooooo

wair de paula disse...

adoooro esta compota! será que dá para fazer geléia juntando a polpa e a casca?

Claudia disse...

Nossa, que delícia...vou fazer, fiquei curiosa...bjs e parabéns pela bela postagem abrs Cláudia
http://claudiaroma.blogspot.com

Nadia Marrach disse...

Gostei da compota de cascas, embora eu faça geleia de jabuticaba integral, ou seja, com polpa, casca e caroço! Dou uma fervida nelas inteiras, processo e ponho no fogo com açúcar. Ela rende mais e apura bem mais rápido. Fica com aquele "travo" (que eu adoro!)e a cor fica linda. A única coisa é que por causa do travo eu coloco mais açúcar que o usual.

Neide Rigo disse...

Nana, então agora pode fazer. É facinho. beijo, saudade!

Crônicas gulosas, veja aqui nos comentários a dica da leitora Nádia. Eu mesma nunca fiz. Minha geleia de jabuticaba você pode ver aqui: http://come-se.blogspot.com/2009/09/jabuticaba-de-quintal-ou-geleia-de.html

Claudia, obrigada!

Nadia, valeu pela dica.

Um abraço, N

Luciene Tenório Nunes disse...

Adoro jabuticaba, lembra minha infância.
Lembro de uma vez na época de colégio, eu e uma turminha estávamos fazendo um trabalho na casa de uma colega. A mãe dela nos fez um lanche e comi um pãozinho francês com requeijão de um lado e geléia de jabuticaba do outro. Juntei e virou paixão eterna!
Compota da fruta ou casca ainda não comi. É pena q aqui em Lisboa ninguém importe.

Maria Cristina Stolf disse...

Todo ano meu pé de jabuticaba me presenteia, a maioria das frutas ficam para os passarinhos. Ainda sobra muito para a vizinhança, para nós mesmos e também para o licor e geléia, que faço sempre com casca.

Anônimo disse...

Olá Neide!

Quando li da compota de casca de jabuticaba,lembrei que comprei de uma senhora de Carmo do Rio Claro em Minas, e ela faz também,compota de mini abacaxis,e nas minhas andanças descobri uma compota de mini figo,se quiser mando fotos.Estou abrindo um restaurante na Vila Romana,e o conceito básico deste espaço é exatamente a pesquisa de produtos perdidos pelo tempo.Como fui criada em roça,lembro bem destes cheiros e lembranças de comidinhas na beira do fogão.Acho que algumas pessoas vieram com esta determinação de continuar ou pelo menos tentar mostrar o quanto tudo isso era bom, e não pode se perder.Gostaria de manter contato.

e-mail- garimposdointerior@uol.com.br

Atenciosamente

Angelita

Anônimo disse...

Temos tres jabuticabeiras em casa:geléias,compotas,licores e sucos,delicias que não faltam.Alias,geléia de jabuticaba é a melhor geléia que existe.

Garimpos do Interior disse...

Olá Neide!Tudo bem?
Sou a Angelita do restaurante que vai abrir na Vila Romana.Li sobre a compota da casca de jabuticaba,eu tenho esta compota para quem se interessar,é ótima com requeijão rapa de tacho.

Um grande beijo

Angelita

Efigênia - Rio disse...

Adorei essas mensagens.Vi que leitora comprou jabuticaba a 10,00 o kilo, pois hoje paguei em uma feira no Rio de Janeiro, no bairro da Glória, 40,00 o Kilo. Tudo isso para lembrar o tempo que subia nas árvores e comia até fartar e para fazer geleia das cascas.Ufa, o que não fazemos para lembrar a infãncia.

Neide Rigo disse...

Efigênia,
40 reais o quilo? Que absurdo. Mas o gostoso mesmo é comer direto do pé.
Um abraço, N

abadia disse...

Olha o dia que vi essa receita fiquei maluca pra fazer, ai segui direitinho a receita, mas não me agradou muito o resultado não era exatamente o que estava procurando, foi ai que descobri que era aquele travo da fruta que não caia bem pro meu paladar, foi ai que fiz algumas alterações, passei a ferver a casca por tres vezes com agua fervente desprezando sempre essa agua, no final acrescento o proprio suco da jabuticaba e o açucar até dar o ponto.

Unknown disse...

Fiz um suco com jabuticabas e ao coar me sobraram bastante partes desse coamento. O que posso fazer com essa sobra coada que restou?

Unknown disse...

Fiz um suco de jabuticaba no liquidificador. Me sobraram partes coadas da fruta. O que posso fazer com essa parte coada?

Anônimo disse...

Fiz um suco de jabuticaba no liquidificador. E sobrou uma grande parte coada. O que posso fazer com essa parte coada?

Neide Rigo disse...

Suely, pode secar e usar como tempero sobre saladas.
Um abraço,n