quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O nosso coentro de peixe, de pasto, chicória-do-pará, coentrão


Na mesma planta, folhas mais velhas, compridas como chicórias, folhas menores ao redor das espigas e os frutinhos soltos ainda verdes, com deliciosa fragrância cítrica e floral
Há uma erva que se chama nhambí [trata-se de erva de condimento conhecida na Bahia por coentro de caboclo, e mais geralmente, coentro do pasto], que se parece na folha com coentro, e queima como mastruços, a qual os comem os índios e mestiços crua, e temperam as panelas dos seus manjares com ela, de quem é mui estimada.
Nota da edição comentada por Pirajá da Silva
1587 - Recôncavo, Bahia
SOUSA, Gabriel Soares de. Tratado Descritivo do Brasil (1587). São Paulo, EDUSP/ Companhia Editorial Nacional, 1971. p. 200
Aproveitando ainda o gancho da matéria sobre coentros no Paladar de ontem e o post anterior, gostaria de lembrar do nosso coentro, o Eryngium foetidum L.
Câmara Cascudo, em seu História da Alimentação no Brasil, diz que quando Gabriel Soares de Souza fazia comparação do nhambi ou ya-mbi com o coentro verdadeiro (Coentrum sativum L.), este já era cultivado nas hortas de Salvador e cidades do Recôncavo, trazido pelos portugueses. O nhambi ou coentro-de-caboclo crescia selvagem por aí. Cascudo acredita, então, que se índios sequer usavam sal como tempero, preferindo a pimenta dominante, muito menos usariam o nhambi. Então, acha que a erva começou a ser usada como condimento pelas cozinheiras portuguesas por sugestão do coentro verdadeiro e não o contrário. Vai saber.
Acho que a fama desse coentrão nativo se espalhou a partir da comida do Pará. Ele é tão fortemente relacionado à culinária local que seu nome por lá é chicória-do-pará. A julgar pelo nome e pelo menos em relação a isto, não resta dúvida da participação europeia, afinal a planta e o nome chicória chegaram aqui com os estrangeiros. Hoje, não dá pra pensar o tucupi sem chicória, mas, pelo que já li, na época do descobrimento tucupi era o sumo da mandioca fermentado ou só fervido e, no máximo, levava pimenta, lembrando ainda que o alho hoje também indispensável no tucupi, é cultura exótica.
Porém, em outros rincões amazônicos com pouca influência estrangeira, a erva também é usada hoje como tempero, principalmene em pratos com peixes. Não sei se sempre foi assim, pois no livro "Comidas Tradicionais Indígenas do Alto Rio Negro", organizado por Luiza Garnelo e Gilda Barreto Baré, a receita do tucupi é simplesmente a manipuera/ manicuera fervida sem tempero algum.
Em todo o canto: o engraçado é que já vi algumas vezes em aulas de culinária alguém erguer a ervinha e apresentar: "esta planta só dá lá na Amazônia". Engano. O coentrão, coentro-de-pasto, coentro-do-maranhão, coentro-do-pará, coentro-de-caboclo é nativo da América Tropical. Eu mesma já fotografei este coentro crescendo selvagem na Ilha do Marajó, Pirenópolis, Recôncavo Baiano, Piracicaba, Itararé e em outros cantos que agora me fogem.
Em cima, em Pirenópolis-GO e Conceição de Ameida, no reconcâvo baiano. Embaixo, as folhas numa feira de Santo Antônio de Jesus, também no recôncavo, e em Salvador.
O que é e de onde vem
O Eryngium foetidum L. é uma Apiácea ou Umbelífera como o coentro verdadeiro, como a salsa, o anis, o funcho, o endro, a alcaravia, o cominho, a cenoura entre outras. É uma planta com ciclo bienal nativa da América Tropical e Antilhas. Embora seja utilizada amplamente em pratos de todo o Caribe, América Latina e do Extremo Oriente, é relativamente desconhecido nos Estados Unidos e em muitas outras partes do mundo.
Pela proximidade de aromas, o coentro-de-pasto é muitas vezes confundido com o coentro verdadeiro, Coriandrum sativum L., e por isto pode receber nomes de coriander ou similares. Por exemplo, no Haiti é coulant ou culantro, assim como em vários outros países de língua espanhola. Nos Estados Unidos, os frutinhos do coentro verdadeiro são chamados de cilantro, não confunda. Nomes na língua inglesa incluem puerto rican coriander, black benny, saw leaf herb, saw tooth coriander, long coriander, spiny coriander, fitweed, spiritweed e mexican coriander - ironicamente, vi em várias fontes que no México ele é chamado de cilantro extranjero ou ainda cilantro habanero. Em Porto Rico, grande produtor e exportador da erva, ela é chamada de Recao.
Cheiro de trans-2-tridecaenal
Aroma de coentro ou cheiro de percevejo. Daí o nome?
Que os dois coentros têm cheiro parecido, ninguém discute, por isto envolvo aqui o coentro-verdadeiro, Coriandrum sativum. Sativum em latim quer dizer que foi plantado, semeado, contrastando com silvestre. Até aí, tudo bem. Mas Coriandrum já condena seu perfume e talvez justifique parte de tanta rejeição, embora possa haver tantas outras explicações (veja post anterior) - aqui no Brasil, por exemplo, a rejeição é muito maior mais ao Sul e pode ser apenas uma questão de hábitos alimentares. No Norte e Nordeste as pessoas tendem a assimilar melhor este sabor e perfume. Acontece que o que incomoda a maioria das pessoas é o aroma que pode ser sentido como fedor por uns e perfume por outras. Algumas pessoas não se incomodam de comer a erva mas não suportam o cheiro da erva sendo cortada, por exemplo.
Agora, voltando ao nome, o que se propaga por aí é que o latim Coriandrum é uma derivação do grego koris, que quer dizer percevejo. Pode não ser bem assim, porque já vi outras versões que liga o nome a Ariadne, filha de Minos, rei de Creta (deixo a dúvida para estudantes e falantes de grego de plantão - koris é mesmo percevejo? Coriandrum e koriandron vem mesmo de Koris?)
Mas, tendo ou não o nome a ver com percevejo, parece que os dois tipos de coentro tem algo em comum que é aquele cheiro herbáceo enjoativo da maria-fedida (eu odeio, sinto de longe até quando o vento bate; mas descobri que se ela está bem quietinha, distraída, é só dar um peteleco bem dado que a mal cheirosa morre sem feder; já a mesma substância nos coentros não me perturba mais).
Segundo Jorge Alonso, no "Tratado de Fármacos y Nutracéuticos", o constituinte do óleo essencial responsável por este cheiro é o trans-2-tridecaenal. Há outras substâncias presentes no óleo essencial que são mais agradáveis e são comuns também em outras ervas aromáticas, como o limoneno, alfa e beta pineno, limoneno, linanol (principal componente das sementes) entre outros. Talvez algumas pessoas tenham mais sensibilidade para o que estas ervas têm de pior. E para outras, o cheiro passa despercebido. Isto ainda não se sabe.
Como já sabemos, al
guns dos componentes do óleo essencial do coentro verdadeiro são os mesmos daqueles encontrados no nosso coentro nhambi, ou Eryngium foetidum, que também não saiu ileso na hora de receber o nome de batismo, afinal foetidus em latim é fedorento, infeto, que cheira mal.
Conforme contei no post anterior, passei alguns anos achando exatamente isso, que tanto um quando outro cheirava a bode velho molhado ou maria-fedida, e eu os pressentia a leguas de distância. Agora acho ambos perfumados mesmo quando colocados na salada, crus, ou no fim do cozimento.
E g
osto mais deste coentrão, não pelo perfume, que acho muito parecido, embora mais floral, mas sim pela praticidade de se ter em casa. O coentro verdadeiro é plantado e logo tem que ser usado pois não demora e afina as folhas, lança flores, sementes. Difícil também encontrá-lo fresco e íntegro, pois as folhinhas são muito frágeis. E na geladeira não duram nada. Embora tenham a raiz deliciosa para usar em pratos com aves e peixes em curries.
Já o nosso nhambi é parrudo, rústico, tanto no cultivo - o pezinho dura 2 anos e, mesmo quando florido, toda a parte da planta pode ser usada e tem o mesmo perfume - quanto no armazenamento. As flores dispostas em uma espiga terminal geram frutinhos com sabor cítrico que também podem ser usados, verdes ou maduros. As folhas, dispostas no chão em roseta, são compridas com margens serrilhadas, com finos espinhos na ponta, principalmente na planta mais velha, e têm consistência firme, mas não dura - podem ser guardadas por dias na geladeira, embaladas em sacos plásticos. Eu costumo tirar direto da planta no jardim. Uma ou duas já perfumam uma panela de peixe para um almoço aqui em casa. Gosto de picar antes de usar e refogar junto com a cebola e outros temperos. Seu aroma se espalha pelo caldo e quase não se perde com o calor.
Na ilha do Marajó, fiz um tipo de "ceviche" de turu com a erva e ficou uma delícia. Outro dia também fiz receitas com piracuí em que usei a ervinha. E há outras receitas com ela espalhadas pelo Come-se.
Em vez de shake, sopa de banana com coentro: uma vez, quando fiz uma cirurgia na boca e só podia ingerir comida fria, inventei uma sopinha de banana inspirada no lassi indiano (deu saudade da sopa e fiz de novo ontem no jantar). Pois é comida rápida, que sustenta e, se quer saber e sempre tem quem queira, calculei calorias e outros nutrientes e comparei com um shake destes de supermercado.
Além de ser infinitamente mais gostosa, a sopinha de banana tem só 200 calorias (quase como os shakes) ou 140 se usar iogurte desnatado, pode eventualmente substituir uma refeição e
ainda satisfaz cerca de 36% de suas necessidades diárias de vitamina B6 e B12, 31% de potássio, 20% de cálcio e 17% de fósforo e magnésio. No caso de usar o iogurte desnatado ainda contará com quase zero por cento de gordura. Sem falar que você vai sentir o gostinho bom da banana combinada com o coentro e temperos que você conhece e se livrar de ingredientes skakeanos como soja integral e outras coisas que você não encontra na feira como maltodextrina, inulina, goma acácia, aromatizantes, goma guar, carboximetilcelulose, carragena, corante dióxido de titânio e edulcorantes artificiais. É pegar ou largar.
Sopa gelada de banana com coentro
200 ml de kefir ou iogurte natural (integral ou desnatado)
4 pedras de gelo
1 banana prata pequena (80 g)
1/2 colher (chá) de cominho tostado levemente e triturado
1/2 colher (chá) de gr]aps de coentro tostado levemente e triturado
1 fatia fina de gengibre
Meia pimenta dedo-de-moça sem sementes picada
2 folhas de coentro-do-pasto (coentrão, chicória-do-pará) ou 1 colher (sopa) de folhinhas de coentro
1 pitada de sal
1 colher (chá) de suco de limão

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até a mistura ficar cremosa. Junte água gelada, se quiser, para chegar à consistência desejada. Prove, corrija o sal se for preciso, e nhac. Se preferir, coe, mas não precisa. Dá pra um se for substituir uma refeição ou para dois ou três se for servir como entrada.
Nota: se quiser variar, pode juntar um pouco de suco de tamarindo e/ou uma pitada de cúrcuma e também vai ficar gostosa, já testei assim.

62 comentários:

Mariângela disse...

Neide,o que eu trouxe ,na foto lá em cima,é aquele das 4 folhinhas compridinhas,o terceiro da esquerda prá direita.Tem um cheiro fortíssimo.Delícia!beijos!

Neide Rigo disse...

O Mariângela, aquelas folhinhas ficam abaixo da flor - mas tudo ali é parte da mesma planta, a que tenho no quintal. bjs,n

Dricka disse...

Neide essa receita caiu como uma luva para mim, que estou de regime, mas não abro mão de comida gostosa e além de tudo é um balsamo nesse calor egipcio que anda fazendo aqui. Será meu almoço amanhã.
Bjs

Beto disse...

Beto.

Acho uma delicia o coentrão, as pessoas de Mato Grosso tem o habito de cultivar em seu quintal, usando a como temperos, e ja ouvi dizer pelos mais antigos que serve como remedio,eles dizem que é bom para todos os tipos de inflamação.

E disse...

Eu adoro o recao. Trouxe sementes do Caribe, planetei, e as plantinhas produziram durante 2 anos. Agora não consigo mas aqui em PE! :(

Anônimo disse...

Gostaria de saber como fasso pra comprar a semente, do "coentro de peixe"
deixarei aqui meu imail, gostaria de receber alguma informação
thaysleandra?@hotmail.com

Beijo :*

Amara disse...

Neide,
Em Pernambuco essa planta nasce e cresce como mato, o único uso que dela conhecia era no tratamento de frieiras.
Cozinha-se um maço da planta e depois coloca o pé de molho.
Outro dia uma vizinha me ensinou que podia temperar a comida, substituindo o coentro.
Seu post me trouxe mais informações.
Vou conservar os meus e cuidar muito bem.

Michele disse...

Minha mãe trouxe aqui para o Rio Grande do Sul essa chicória, lá de Belém. Venderam para ela no mercado, junto com o peixe que ela comprou. Fiquei encantada e desistirei de cultivar cominho e coentro, plantas fugazes e difíceis, a quem ela subsitui com louvor.

Isaac Kojima disse...

Não conhecia o nome em português disso, apenas pelo nome vietnamita: mùi tàu ou ngò gai.

Sabe se posso encontrar isso em SP? Estou numa onda de fazer comida vietnamita e tailandesa por questões de doença celíaca, e essa erva faz falta.

Neide Rigo disse...

Isaac,
eu nunca vi aqui pra comprar.
N

Anônimo disse...

OI,esse coentro ,parrudo é uma beleza,eu tenho um pé dele plantado em um vaso e tenho varias mudas ,tenho dado mudas até pros meus vizinhos e amigos ,ele aguenta o sol de verão e não se importa muito com chuvas, ele é bem resistente, e da muita sementes,abssss

Regina Martinelli Serra disse...

maravilhoso seu blog! Consultei meu marido, que sabe grego, e ele disse que não é que o coentro cheire a percevejo, mas que tem o cheiro tão forte quanto.Este coentrão, aqui na Bahia também é usado para forrar a pan ela de barro onde vai ser feito o peixe (moqueca ou ensopado).
Parabéns!

Anônimo disse...

Neide, por favor me informe onde posso conseguir as sementes desse tipo de coentro, a chicória do pará, para ser cultivado no centro-oeste. Meu nome é ELNIDES MENDES e meu email é
elnides@uol.com.br.

Muito agradecida.

Anônimo disse...

Sou natural de Minas Gerais e lá, na região onde nasci, não se tem o hábito de utilizar coentro para temperar as comidas. Estou morando em Belém do Pará há mais de dois anos, e sofro muito pois o aroma do coentro é muito desagradável ao meu paladar e, por aqui, as pessoas exageram no uso. Já tentei me adaptar ao vegetal, mas infelizmente não consigo. Principalmente se for cru, salpicado sobre o alimento, como se faz por aqui. Vocês tem alguma sugestão para que eu me livre desse "asco" por coentro?

Anônimo disse...

Thais bom dia. Estou a procura de mudas ou sementes do coe tro de peixe também mas nao encontro em minha região. Moro em Rio Claro interior de Sao Paulo bem pertinho de Piracicaba. Se souber onde posso adquirir ou se tiver pra vende e despachar ee compro. Aguardo retorno danikrsna@gmail.com

Anônimo disse...

.michele quanto cobras pra enviar mudinhas pra mim.
danikrsna@gmail.com
Obgd

Anônimo disse...

Fiquei feliz ao descobrir que a nossa chicória de peixe é tão apreciada.Eu uso em peixes e aves, é uma delícia. Tempos atrás precisei para fazer um trabalho de pesquisa e não consegui achar nada. Finalmente encontrei. Parabéns!
Deney Printes.

Anônimo disse...

Esse coentro é maravilhoso, ganhei sementes e cultivo em vaso. Ele é duravel e qd dá semente é só secar e semear de novo.Bom demais. Moqueca e outros pratos é indispensável. Ass.Lucasi

Anônimo disse...

Engraçado é que sou mineira ,e também em minha região não comemos o coentro, detestamos o gosto e o cheiro,mas esse coentrão que conheci como chicória numa viajem ao Acre,gostei, especialmente como é usado por lá,geralmente uma folha para uma panelada de peixada,na galinha ensopada ou na rabada!Bom como nortistas adoram farinha, suas refeições mais apreciadas são no geral pratos mais molhados,com caldos muito diferente do sul e sudeste,onde as refeições são mais encorpadas.O sabor dele é mais suave que o coentro e usa-se na hora de refogar,cozinhando ,não como salsinha e cebolinha,aí fica bem gostoso nestes pratos que citei,aos interessados vende-se sementes no mercado livre!

Anônimo disse...

denisealeluia@bol.com.br
Neide a cada dia me surpreendo com a internet.Fiquei feliz em saber que tanta gente ja conhece esse coentro do mato que é o nome que a gente chama na Bahia Eu conheço esse coentro desde criança,pois minha avó colocava na moqueca do peixe.Ele nasce a toa lá na costa do dendê em Nilo Peçanha-Ba. Eu moro no Rio e encontrei num sítio em Xerem e em Santa Cruz da serra de Duque de Caxias tal foi minha felicidade.Coloquei no feijão preto na hora que refogava o alho e o feijão ficou delicioso.Beijos!

Lene Pinto disse...

Esse coentro é uma maravilha pra tempero. Moro aqui em Recife e tenho um cultivo em jarros na minha janela e um pé que nasceu no jardim. O pé que nasceu no jardim já tem uns 10 anos. ele cresce e flora e depois desaparece, quando menos espero ele está com as folhas aparecendo bem verde. As minhas dos meus jarrinho, as folhas chegam a medir quase um palmo de tamanho. Não consigo mais temperar uma carne sem esse coentro. Uma maravilha!!!

Jaqueline V disse...

Neide, não sou muito fã de coentro, mas ele é protagonista de duas das coisas mais gostosas que eu já comi: um molho árabe de coalhada com coentro para macarrão e essa sopa aí. Vou chamá-la de sopa da paz: o doce, o salgado, o apimentado, o gelado, o ácido, o frutal, o herbal, o lácteo, todos os sabores do mundo convivendo em harmonia e paz. É quase como o John Lenon abraçado com o papa, o Bolsonaro, o Bin Laden e o Dalai Lama em uma praia de Pernambuco cantando Hare Krishna. Sério, você fez a minha vida mais feliz com ela. Obrigada.

paulo disse...

Boa tarde. Demorei para encontrar.

Meu tio tinha diversos pés daquele coentro que tem a folha serrilhada.

Como eu consigo sementes dele?

Qual o nome certo? Meu tio falava que era coentro da india

CLAUDIA PINTO PORTO disse...

Boa tarde!
Encantada com o texto e os comentários. Como vocês, também aprecio muito o sabor.
Há seis anos plantei uma mudinha em meu canteiro. Moro no RJ. Tenho até hoje, vai nascendo novas e morrendo as mais antigas.
Já dei mudas a quem me pede e presenteei à outros (elas adoram).
Abraços.
Cláudia Porto.

Anônimo disse...

Moro em Niterói-RJ e ganhei uma mudinha desse coentro do mato do meu tio... Nooossa!!! Adorei!!!! Aqui em casa só comemos moqueca, peixe assado e mexilhões com ele!!! O sabor é espetacular e harmônico apesar de forte!!! Não sei mais viver sem!!!
Michelle Rodrigues

Unknown disse...

Como fazer a muda?
Laertes Euler Batista
laerteseuler@hotmail.com
laerteseuler@gmail.com
Curitiba-PR
MUITO OBRIGADO SE FOR ATENDIDO

Dany prestes disse...

adorei o texto sou de Roraima e atualmente moro em Manaus e aqui eles utilizam em quase tudo tem um cheiro e sabor muito forte e na verdade vai muito bem com calderadas de peixe e sopas eu tenho muitos pés em minha horta e sementes no pe nasce uma flor com muitas sementes e vc só faz jogar e elas vao nascer adoram solos argilosos e bem molhados

Unknown disse...

posso enviar uma muda, estou no rio de janeiro

Unknown disse...

Manda pra mim também. Meu telefone é 964718490 vou até buscar. Moro em Ipanema. Obrigado Raimundo

Unknown disse...

Manda pra mim também. Meu telefone é 964718490 vou até buscar. Moro em Ipanema. Obrigado Raimundo

Anônimo disse...

Eu amo coentro, e não conhecia o silvestre, até 2008. No litoral sul de São Paulo tem, sem precisar plantar nem nada. Sempre que vou pra lá preparo toda a minha comida com ele, e trago uns pezinhos para plantar em vasos. Delicia!

Jucilene disse...

Moro em São Vicente, litoral de São Paulo, e tenho um pé no vaso, é delicioso na comida, não sabia que pode usar as flores, o meu está florido.

Renato Bulhoes disse...

Na Mata Atlântica também tem. Chega a crescer espontaneamente até quase a areia da praia desde que haja sombra durante um período do dia ou um local esparsamente sombreado. Gosta muito da terra com boa parte de areia. De uso diário no litoral sul do RJ, e no de SP. Transforma os pratos à base de frutos do mar.

Unknown disse...

Eu tenho uma planta no meu quintal gostaria de saber se é cuentro pq o cheiro é igual...Me chamo Alexandre e moro em Itaguaí RJ...Meu ZAP 21 99626:4876 se alguém puder me ajudar pode mandar pelo ZAP obg..

Jango Nery Veloso Enamorato disse...

Oi, Neide. Tenho um pezinho deste coentro em um vaso, uso de vez em quando.
Às vezes acho que posso estar utilizando a planta errada, pois, apesar de ter o cheiro e sabor do coentro, a folha tem muito espinho e é meio dura. É assim mesmo?

Unknown disse...

Moro em Rondônia. Tenho aqui em meu quintal muitos pés. Usamos diariamente. E até como as folhas cruas.

Unknown disse...

Este coentro é maravilhoso tenho vários pés alguém sabe se às propriedades terapêuticas são iguais ao coentro comum?

Unknown disse...

Este coentro é maravilhoso tenho vários pés alguém sabe se às propriedades terapêuticas são iguais ao coentro comum?

Unknown disse...

Estou começando a cultivar O Coentrao ou coentro folha larga.Ja estou com uma muda grande cheia de sementes.
Espero estar produzindo para consumo nos próximos meses.

Unknown disse...

como eu faço para semear este coentro. Tenho as sementes, mas entendo que deve ter uma preferencia de local: tipo sol, sombra etc...
Grata
Neusa
amo este coentro

Renato Bulhoes disse...

Estou cultivando em vasos. Ainda não plantei desde as sementes. Trouxe de Paraty, RJ, para a capital. Agora no verão o tamanho deles disparou, tenho 5 plantas. Eles pegam o Sol da manhã, raios inclinados, das 6 às 11h/11h30, e depois pegam só luminosidade. Quando estiverem ainda pequenos ponha-os atrás de outro vaso de plantas para filtrar o Sol forte. Rego às 6h da manhã e, meia hora após os raios diretos do Sol terem deixado os coentros, já pode regar de novo. Junto a parte aérea, onde ficam as sementes, de cada um deles, com uma das mãos (...espetam) e rego-os dando um pequeno banho que evita cochonilhas. Tiro as folhas amareladas também e 10 em 10 dias pulverizo com óleo de Neem diluído em água. O pé de alfavaca e de pimenta que tenho perto deles parecem não terem gostado muito dos seus vizinhos, os coentros. Pode ser terra de jardim misturado com algum substrato que ajude a drenar um pouco mas não muito. Lá em Paraty, sul do RJ, clima tropical bem úmido, onde encontram-se dele em quantidade, como se fosse um capim, é no sombreado das árvores, em ilhas; procurei imitar aquele ambiente. Como não tenho espaço em meu apartamento para compostagem, adubo de 15 em 15, às vezes, 10 em 10 dias, com adubo foliar diluído em água. Dias atrás, uma amiga aqui da capital me mostrou um coentro assemelhado a este do texto mas com as folhas mais rígidas e espessas, em breve ela me dará umas muda desta outra variedade e eu darei uma das minhas.

Unknown disse...

trouxe minha muda de caraguatatuba. Mas comprei sementes pela internet. Vou fazer o que vc aconselha.

Emylle disse...

Olá, sou de lagoa alegre depois de teresina, aqui na minha casa tem de mais só o que tem é esse coentro de peixe, se alguem quiser comprar estou aqui vou deixar meu zap para entrar em contato: 86 995423970
Se quiser comprar basta entrar em contato comigo pelo zap ok.bjs

Unknown disse...

Jardete@uol.com.br

Sou do Sul .moro em Sta Catarina.
Vivi em S.Paulo ,no interior de Sampa mas já conheci muitos outros países .
Aqui no sul ,não usam .Eu uso e tenho funcionárias do nordeste .
Amo coentro ,culantro como chamam em Choroni (Venezuela ) ,Costa Rica e na Bahia conheci como coentro largo ,Pará chicória .
Adoro tenho plantado as diferentes tipos e uso frequentemente .
Minhas funcionárias nordestinas não gostavam muito ,minhas amigas que não comiam comem e se deliciam .

Unknown disse...

Eu chamo Renaldo sou de Marica - RJ ' Bom acabamos de fazer uma farofa com ovos e coentro do mato como o conheço, o aroma do prato incomoda a vizinhança é mararilhoso essa erva. Eu tenho ela no meu quintal (area externa nos fundo da casa), e como nós plantamos hortalizas então plantamos ele (uma vizinha que nos presentiou com um pezimho) hoje se mutiplicou tenho ele nascendo por toda parte porque de tempos e tempo nos reviramos o solo mudamos as culturas de lugar pois assim sua semente cai mo chão e estão são espalhada no mesmo. Já arranquei varios para usar em mimha compostagem. Em fim nós fazemos chá, sucos, sopas diversas, usamos como base para fundos claros ou escuro, caldos, bolos etc. E a partir de hoje farei a sopa de banana só de lido aqui me deu água na boca. Amei o blog.

Anônimo disse...

Olá Neide, tudo bem? Adorei seu texto sobre a Chicória do Pará. Ontem, ganhei 2 pezinhos com raiz e tudo! Vou plantar para ver se pega, mas gostaria de conservar as folhas e não sei bem como fazer. Você tem alguma dica?

O Boi Cotando disse...

Neide,

Essa postagem sobre o coentro silvestre é simplesmente maravilhosa. É raro encontrar em língua portuguesa (do Brasil), um texto tão bem escrito e informativo. Tenho esse coentro aqui em casa e consumo com frequência. Hoje fiquei curioso sobre a planta e me deparei com seu blog. Ganhei meu dia. Que maravilha se tivéssemos mais postagens pelos blogs desse Brasil a fora com esse seu. MEUS PARABÉNS.

Alex disse...

Boa tarde Neide.
Como faco pra plantar as sementes? Cada espiga e uma semente so,?
Agradeco
Alex

Unknown disse...

É maravilhoso moro na Bahia e aqui nós conhecemos como coentro Maranhão usamos para fazer moqueca de peixes,caranguejo,até em sopas...
Enfim muito saboroso na culinária e também medicinal amooooo

Unknown disse...

Oi... se vc estiver por SP ou próximo daqui, me diz como faço pra pegar uma muda com vc. Obrigada.

Unknown disse...

Por favor, moro em SP e adoraria ir buscar umas mudas... me diz onde vc as encontrou...

paulo azevedo disse...

Então, posso comer as flores e os talos das flores do coentro ( chicória do Pará??? Desde já agradeço!!!

Unknown disse...

Esse caule são mudas eles ficam compridos e da umas folhas tipo as do coentro

Unknown disse...

Preciso de muda do coentro chicoria do Pará preciso que envie para Portugal....meu contacto +351937922846

FATIMA ARTESANAT P. MACHÊ disse...

Mas esperam na boca

Unknown disse...

Na casa da minha mãe que ru conheci há uns 6 mesesela ganhou da minha tia que mora no Espírito Santo e eles chamam de coentro japonês,eu amei o fato dele ser muito forte não pode exagerar na quantia dependendo do ptato mas aqui em casa em Ribeirão Preto SP nos gostamos faço uso bem discreto principalmente em franngo ensopado e todos os tipos de cozimento com molho meu filho ama. Estou cultivando meu pé que ja cresceu deu muitas mudas.pq naquelas juntas agente corta e fazem mudas nada se perde.amamos sem contar que é um excelente antioxidante para o organismo. Parabéns pela matéria...

Unknown disse...

Olá parabéns pela matéria eu amo plantar e cozinhar do Maranhão para Santa Catarina e difícil de encontrar até o coentro comum mais este coentro está na minha lista de cultivo da minha horta obrigada Lucilene

Paula Bortolon disse...

Que legal, Neide. Meu Coentrão tá cheio de flores. Vim no Google ver se era. Comestíveis e a Neide respondeu! \o/
Agora tô curiosa pra saber como replantar, já que soube por você que ele vai durar uns 2 anos. Pra replantar pego uso a espiga?

Nilza disse...

Amo coentro. Esse com folha espinhosa chamamos de coentro maranhao. Aqui em casa tem uma "floresta" de coentro. Uso todos os dias.

Anônimo disse...

Moro em Itajaí Santa Catarina. Onde consigo comorar mudinhas da chicória do Amazonas ?

Anônimo disse...

Gostaria de saber se ele tem espinhos e como retirar. Tenho uma aqui já grande que me deram como sendo coentro libanês srsrsr mas acho ser essa.

Renato Bulhoes disse...

Ele gera umas folhinhas espinhosas pouco antes de produzir suas sementes.