quinta-feira, 24 de abril de 2008

Tem comida na Virada

A Virada Cultural Paulista acontece anualmente em São Paulo com eventos gratuitos que viram a noite, e neste ano tem como novidade programações gastronômicas. Uma, no Centro da Cultura Judaica, e outra que não faz parte exatamente da Virada, mas engrossa o caldo. O Cine HSBC Belas Artes aproveitou o evento para incluir um Noitão (3 filmes durante a madruga por apenas 1 ingresso - costuma acontecer na 2ª Sexta-feira de cada mês), desta vez só com filmes de comida. Com duas vantagens: sabemos os filmes de antemão (no tradicional Noitão, os filmes são surpresa) e com ingressos mais baratos. Vejam aí as duas coisas:



Centro da Cultura Judaica

A chef Simone Chevis e o gourmet Breno Lerner dão boas vindas à madrugada ministrando oficina de culinária sobre comidas e bebidas de boteco. O workshop inclui um cardápio bem brasileiro com caipirinha, caldinho de feijão e cartola, e outro de origem judaica com Kephir, bebida a base de iogurte, e o Rebecchini di Gerusalemme, sanduíche de polenta e anchovas. Local: Auditório. Duração: 2 horas. Idade Mínima: 14 anos. Vagas limitadas. Retirar ingresso com 1 hora de antecedência. Sujeito à lotação do espaço. (texto da assessoria de imprensa - CH2A Comunicação, no site do Centro da Cultura Judaica)


Quando: 26 de abril às 23 horas
Onde: Rua Oscar Freire, 2500 - Sumaré - Tel. (11) 3065-4333
Quanto: gratis

Estacionamento conveniado Center Park
R. Galeno de Almeida, 148 (esquina com a rua Oscar Freire)

Metrô Estação Sumaré (Linha Verde)






Virada Cine-Gastronômica em São Paulo

Fui convidada para este Noitão do HSBC Belas Artes, só com filmes de comida, mas recusei. Já assisti a todos. Iria novamente com o maior prazer, pois já não lembro direito de alguns. Só não vou porque durmo com as galinhas e acordo com o galo. Seria ir pra dormir na poltrona. Querem me ver no cinema? é sempre nas sessões das 14 ou 16 horas. Morrendo de inveja de quem consegue ficar acordado, deixo aqui a dica para corujas gourmets.

Das 23 horas de sábado, 26, até 8 horas do domingo, 27, serão 3 filmes à sua escolha, recheados, nos intervalos, pelas degustações de pratos inspirados por eles. Tudo patrocinado pela Petybon, idealizadora do evento.

Menu: escolha três
Hall, 23 h - Degustação 1 (Welcome)
sala 1, 24 h - Os Brutos Também Comem Espaguete
sala 2, 2 h - O Jantar
Sala 3, 24 h - Mais Estranho que a Ficção
Sala 4, 24 h - Comer, Beber, Viver
Hall – 2 h - Degustação 2
Sala 1, 2h40 - Chocolate
Sala 2, 2h40 - Depois Daquele Baile
Sala 3, 2h40 - Os Brutos Também Comem Espaguete
Sala 4 – 2h40 - O Jantar
Hall – 4h40 - Degustação 3
Sala 1 – 5h20 - Mais Estranho que a Ficção
Sala 2 – 5h20 - Comer, Beber, Viver
Sala 3 – 5h20 - Chocolate
Sala 4 – 5h20 - Depois Daquele Baile
Hall – 7h20 - Degustação 4 (Café da Manhã)


Sinopses dos filmes (textos da assessoria de imprensa FSB Comunicações - (11) 3061-9596)

CHOCOLATE, de Lasse Hallström (Chocolat, Inglaterra/EUA, 2000). Romance. Narra a história da dona de uma recém-aberta loja de chocolates que conquista a todos em uma pequena cidade no interior da França. Com Juliette Binoche, Johnny Deep, Lena Olin, Judi Dench e Carrie-Anne Moss. Recebeu cinco indicações ao Oscar. Duração: 105 minutos.

COMER, BEBER, VIVER, de Ang Lee (Eat Drink Man Woman, Taiwan/EUA, 1994). Um dos maiores cozinheiros de Taipei, o Sr. Chu perdeu o gosto pela vida após a morte da esposa. Mas ele e suas três filhas estão prestes a descobrir que a união faz a força e o amor pode adoçar a vida mesmo dos mais descrentes. Com Sihung Lung, Kuei-Mei Yang, Chien-Lien Wu, Yu-Wen Wang, Winston Chao, Ah-Leh Gua. Duração: 123 minutos.

DEPOIS DAQUELE BAILE, de Roberto Bomtempo (Brasil, 2006). Comédia. Uma viúva cuida de uma pensão em Belo Horizonte e passa a ser disputada por dois de seus fregueses mais assíduos. Com Irene Ravache, Lima Duarte, Marcos Caruso e Ingrid Guimarães. Duração: 108 minutos.

MAIS ESTRANHO QUE A FICÇÃO, de Marc Forster (Stranger Than Fiction, EUA, 2006). Comédia. Um dia um homem passa a ouvir uma voz feminina, que narra exatamente seus pensamentos, atos e sentimentos. Apenas ele pode ouvir a voz. Quando ela diz que ele está prestes a morrer, ele busca algum meio de evitar que isto ocorra. Com Will Ferrel, Denise Hughes, Emma Thompson, Maggie Gyllenhaal. Duração: 113 minutos.

O JANTAR, de Ettore Scola (La Cena, Itália/França, 1998). Comédia. O filme retrata a vida de diversos personagens, com seus vícios e virtudes, em um restaurante italiano. Com Vittorio Gassman, Fanny Ardant, Antonio Catania, Giancarlo Giannini, Marie Gillain. Duração: 126 minutos.

TAMPOPO - OS BRUTOS TAMBÉM COMEM ESPAGUETE, de Juzo Itami (Japão, 1998). Comédia japonesa na qual a comida tem papel de destaque. O filme mostra a busca da perfeita receita da sopa de macarrão, cartão de visitas do restaurante de Tampopo (Nobuko Miyamoto). Junto com seu entregador de leite Goro (Tsutomu Yamazaki), Tampopo se lança na busca da receita e passam em restaurantes, pesquisando, investigando e descobrindo segredos. Enquanto isso, o filme desenvolve uma série de outras pequenas narrativas paralelas que mostram a importância da comida na cultura e sociedade japonesas. Duração: 115 minutos.


Menu degustação
Salada de Fusilli
Petisco de macarrão frito polvilhado com açúcar e canela
Spaghetti e Penne integralli
Molho ao pomodoro com basilico
Molho branco
Pudim e flans Sol
Bolos da linha chocolatíssimo (laranja, milho verde, coco, baunilha e festa)
Mini sanduíches com frios
Pães
Bolos

Quando: das 23h de 26/04 (sábado) às 08h de 27/04 (domingo)
Onde: HSBC Belas Artes – Rua da Consolação, 2423, São Paulo
Quanto: R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia entrada)

Um comentário:

ver The Platform online disse...

É tão bonito que eles estão fazendo, em vários documentários eu vi coisas muito parecidas com o que eles estão fazendo, você pode vê-las aqui. Envio-lhe bênçãos, um abraço.